O projeto MotivAÇÃO, um dos 30 componentes do Programa TCE/MA em AÇÃO, realizou sua primeira reunião na manhã desta sexta-feira (08). Idealizado pelo auditor João Neto, fruto de diálogos ao longo do tempo com outros servidores, a ideia central da iniciativa é a motivação, como o próprio nome diz, por meio da melhoria de vida, da socialização e da integração do corpo funcional, além da preservação dos princípios e valores do Tribunal.


“A intenção é quebrar o isolamento, melhorando a convivência e as relações interpessoais. Tudo isso com a postura de abrir possibilidades de melhorar a comunicação”, explica João Neto. Para atingir seus objetivos, além do diálogo essencial, o projeto incentivará a prática de atividades físicas, esportivas, culturais, recreativas e socializantes, sempre estimulando a cooperação, o voluntariado, o empreendedorismo, o humanismo, tendo como resultados o bem-estar físico e mental dos trabalhadores. Algumas das práticas pensadas são: feiras de talentos; caminhadas; corridas; torneios; fóruns e palestras; confraternizações; participação em eventos regionais, nacionais e no Mercosul; festividades em geral; entre outras.

Este primeiro encontro é considerado o pontapé inicial de todo o trabalho. “A reunião é o primeiro passo no sentido de colher manifestações de ideias dos participantes. Avaliamos esta primeira conversa como muito proveitosa, com bastante participação. Tiramos esboços do que ainda será aprimorado. Serão constituídos, ainda, subgrupos de trabalho para dar prosseguimento ao projeto”, complementa João Neto.


Todas as demandas são pensadas em consonância com os 30 projetos do programa “TCE em Ação” no intuito de dinamizar e articular essas ações, integrando e fazendo interagir todos os funcionários do tribunal.