Já estão disponíveis na página de internet do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) os certificados do treinamento para utilização do Sistema de Acompanhamento Eletrônico de Contratações Públicas (Sacop). Realizado no mês passado, o curso promovido pela Escola Superior de Controle Externo (Escex) foi destinado aos usuários que atuam nas prefeituras, câmaras municipais e órgãos estaduais.

 

O certificado pode ser baixado pelo usuário e impresso de qualquer lugar. Para isso, basta ir ao ícone do Sacop e digitar o CPF.

 

O Sacop foi desenvolvido internamente pelo TCE maranhense e está em atividade há dois anos, sendo uma das mais importantes ferramentas do órgão para o controle concomitante, pelo acesso que permite à quase totalidade das contratações públicas.

 

Além dos usuários ligados à gestão pública, o treinamento também foi estendido a membros da Rede de Controle. No início de maio, um grupo de auditores da secretaria do Tribunal de Contas da União (TCU) no Maranhão, recebeu capacitação visando à utilização do sistema.