O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Caldas Furtado, participou, na manhã desta segunda-feira (05), da solenidade de abertura da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em sua sede na Areinha. Além do presidente, o secretário de Controle Externo, Bruno Almeida, também prestigiou o evento.

 

A programação constou de apresentação da Orquestra de Violões da Escola de Música Lilah Lisboa, lançamento do Selo Boas Práticas, descerramento de placa, além de exposições de artistas plásticos e veiculação de vídeos institucionais. O ponto culminante do evento foi a inauguração do sistema de reuso de água, que vai permitir a utilização em jardinagem da água do sistema de ar condicionado do prédio da instituição.

 

Na avaliação do presidente do TCE, iniciativas como a Semana do Meio Ambiente são importantes por incluir a sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação de um patrimônio natural que não é só do Brasil, mas de todo o mundo. “Além disso, a proposta também chama a atenção de todos os governos e autoridades mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente”, observa.

 

O reuso das águas, processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente, é um exemplo a ser destacado dentre as boas práticas de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos, revelando-se uma prática sustentável. Ao contrário do que muitos pensam, a água é um bem natural cada vez mais raro e caro. Além disso, mais de 99% da água da Terra não serve para o consumo ou tem custo de exploração proibitivo. O reuso, até pouco tempo tido como uma opção exótica, é hoje uma alternativa importante.

 

A programação da Semana do Meio Ambiente no TRE prossegue até sexta-feira (09). Durante toda a semana, sempre a partir das 14h, serão realizadas capacitações, rodas de conversas, vivências e ainda palestras, entre elas, a do desembargador Jorge Rachid Mubárack Maluf (dia 8 de junho), que abordará sustentabilidade e seus desafios, e da doutora Vera Lúcia de Almeida Corrêa (dia 9 de junho), que falará sobre política, planejamento governamental, licitações e contratos administrativos que versem acerca do tema.