Devido à demanda de agentes públicos de órgãos estaduais que não puderam participar de treinamentos anteriores, o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escex), realizará, no dia 21 de junho, mais um treinamento sobre a utilização do Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop) voltado exclusivamente para os servidores do estado que trabalham com a inserção de dados no sistema.  

As inscrições poderão ser realizadas a partir do próximo dia 10 por meio do encaminhamento dos dados de nome, CPF, órgão, endereço, telefone e email dos servidores indicados para o email O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

A auditora estadual de controle externo, Silvana Aranha, da Consultoria de Controle Externo (Cotex), será a instrutora da formação, que acontecerá no auditório do TCE, das 09h00 às 14h00. O treinamento capacitará os participantes a utilizar adequadamente todas as funcionalidades do sistema de forma a atender às exigências do controle externo no que se refere a contratações públicas. “Apresentaremos a lógica do sistema, tiraremos dúvidas e faremos esclarecimentos sobre a sua operacionalização”, complementa Silvana.

O sistema foi desenvolvido internamente pelo TCE maranhense e está em atividade há dois anos, sendo uma das mais importantes ferramentas do órgão para o controle concomitante, pelo acesso que permite à quase totalidade das contratações públicas.

Neste ano de 2017, o Tribunal de Contas já promoveu treinamentos visando a qualificar os usuários do Sacop. No dia 26/04 foram capacitados integrantes de órgãos estaduais e nos dias 27, 28/04 e 02/05 o treinamento foi destinado a integrantes de câmaras municipais e prefeituras.