O Ouvidor geral do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Washington Luís Oliveira, participou, na última quarta-feira (07), da abertura do Seminário sobre “Política de Arquivos para o Estado do Maranhão: legislação e gestão de documentos”, evento incluído na programação da I Semana Nacional de Arquivos.

O seminário é promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e do Arquivo Público do Estado do Maranhão (Apem). O objetivo do evento é chamar a atenção para a importância da implementação de uma política que garanta a preservação do patrimônio documental do Estado

Historiador de formação acadêmica, o Ouvidor do TCE destacou em sua fala a importância estratégica da gestão documental e da proteção a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. “É dever do Poder Público promover o gerenciamento de documentos para assegurar o acesso das informações ao cidadão”, lembrou o conselheiro.

O evento, que prossegue até sexta-feira, no auditório do setor administrativo do Tribunal de Justiça (Rua do Egito, 144 – centro), integra a programação da I Semana Nacional de Arquivos, promovida pelo Arquivo Nacional, que inclui ainda a exposição “Trajetória do Arquivo Público do Estado do Maranhão, na missão de guardião da memória documental do Estado”, aberta nesta segunda-feira (5), no prédio do Arquivo Público, na Rua de Nazaré.

Já nesta quinta-feira (08), em Imperatriz, o conselheiro ouvidor do TCE foi um dos palestrantes do Colóquio A Responsabilidade de Prestar Contas do Agentes Públicos. O evento foi promovido pela Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão – Unisulma em Imperatriz, e contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários municipais de Imperatriz e cidades da região.