O Portal “Contas na Mão” foi apresentado a um grupo de servidores do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) em reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 23/06, no Laboratório 01 da Escola Superior de Controle Externo (Escex).

Participaram da reunião servidores da Presidência, da Secretaria de Controle Externo (Secex), gestores de unidades técnicas de controle externo, supervisores de controle externo da Unidade Técnica de Controle Externo 5 (Utcex 5) e integrantes da Superintendência de Tecnologia da Informação (Sutec).

O “Contas na Mão” organiza e disponibiliza para consulta as principais informações sobre a gestão municipal e a atuação da Corte de Contas maranhense como instância responsável pela efetivação do controle externo.

 

Um grande volume de informações será reunido pelo portal, sistematizado em categorias, atualizado constantemente e colocado à disposição da sociedade para consulta e download dos dados.

A entrada em funcionamento do portal “Contas na Mão” é mais um passo dado pelo TCE no sentido de aprofundar ainda mais as estratégias de divulgação à comunidade das ações que são desenvolvidas pela instituição, em sintonia com o princípio constitucional da transparência na atuação dos entes públicos. “O portal Contas na Mão será uma fonte de informações para os cidadãos sobre como atua o TCE na atividade de controle externo, revelando a situação de cada município maranhense em termos da qualidade da gestão pública. Essa ferramenta contribuirá decisivamente para o fortalecimento e a ampliação dos mecanismos de controle social, fator importante no contexto republicano contemporâneo”, afirmou o conselheiro Caldas Furtado, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).

Avaliação – A reunião foi conduzida por Flaviana Pinheiro Silva, gestora da Unidade Técnica de Controle Externo 5 (Utcex 5), Giordano Mochel, Superintendente de Tecnologia da Informação e Ricardo Johannsen Marques Cutrim Pereira, gerente da Supervisão de Desenvolvimento de Sistema.

O principal objetivo da reunião de hoje foi debater com os participantes formas de aprimoramento da funcionalidades previstas para o “Contas na Mão”. As sugestões apresentadas serão analisadas pela equipe de desenvolvedores da Sutec e as mais adequadas serão integradas ao produto final.

Na reunião, o conselheiro Caldas Furtado ofereceu várias sugestões, com ênfase em aspectos específicos da atuação do TCE, para análise dos participantes. Caldas Furtado ressaltou também a importância do trabalho realizado pela equipe que está finalizando a elaboração do portal “Contas na Mão” e reconheceu que sua entrada em funcionamento representa mais um importante passo no processo de modernização do órgão.

A iniciativa é uma das ações previstas no programa “TCE Em Ação”, iniciado em janeiro deste ano, quando Caldas Furtado assumiu a presidência do TCE, que reúne diversos projetos que têm como finalidade contribuir para a modernização da Corte de Contas maranhense.

De acordo com Flaviana Silva, até o final do mês de agosto, quando as modificações sugeridas devem estar incorporadas e um teste de stress for realizado para certificação final do sistema, entrará em funcionamento o portal “Contas na Mão”. “O Contas na Mão será um elo entre o TCE e o cidadão. As informações sobre o TCE e a gestão pública serão reunidas em uma única ferramenta de fácil consulta”, destacou Flaviana Silva.