Desde a assinatura do protocolo de adesão ao Termo de Cooperação Técnica – Ecoliga, o Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA) vem aprimorando ainda mais sua gestão socioambiental visando ao desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, a corte maranhense está participando de um curso sobre a Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, oferecida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), desta segunda (14) até a quarta-feira (16), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

 

Durante a solenidade de abertura, na manhã desta segunda, no auditório do Fórum Desembargador Sarney Costa, foram homenageados servidores dos órgãos componentes da Ecoliga que lideram iniciativas que proporcionam melhorias ao meio ambiente e à efetividade de uma gestão pública sustentável. Pelo TCE-MA, a supervisora Venina Vale, da Supervisão de Qualidade de Vida (Suvid), foi certificada pelo projeto “Papa-pilhas e baterias”, que está inserido no projeto maior conhecido como “TCE em Ação”. O secretário de controle externo, Bruno Ferreira, recebeu em nome de Venina, das mãos do presidente do TCE-MA, conselheiro Caldas Furtado, o diploma referente ao reconhecimento do trabalho.

 

“Descartadas de forma inadequada, as pilhas e baterias, usadas no trabalho e também em casa, causam impactos ao meio ambiente e à saúde humana, pois contêm elementos tóxicos. Procuramos meios de sensibilizar o servidor a não descartar de forma incorreta no meio ambiente esses produtos e a implementação de uma logística de coleta e reciclagem”, enfatiza Venina. Ela complementa: “Só se pode reciclar aquilo que é recolhido de forma correta. Essa é nossa intenção”.

 

Para o presidente Caldas Furtado, a homenagem é mais que justa e vem fortalecer ainda mais a atuação do TCE-MA em suas linhas de gestão pública de sustentabilidade. Segundo ele, “provavelmente, a única viável a longo prazo, substituindo um modelo insustentável, harmonizando desenvolvimento econômico e conservação ambiental”.

 

Capacitação A3P - A Agenda Ambiental (A3P) do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), realiza, entre os dias 14 a 16 de agosto, a 8ª capacitação em sustentabilidade na administração pública, em que só pode participar servidor de órgão público (gestor, concursado ou comissionado). O curso é gratuito e ocorre na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, em São Luís (MA), com carga horária de 24h, sendo que durante os 3 dias de curso serão tratados assuntos como gestão de resíduos, recursos naturais, construções e licitações sustentáveis, qualidade de vida no trabalho, entre outros.