foto diálogo 02

“Sabemos da importância, para o aperfeiçoamento da gestão pública, da adoção das melhores práticas de governança e gestão das contratações públicas. Para tanto, é fundamental debatermos com gestores e empreendedores, exercendo a dimensão pedagógica da atuação dos órgãos de controle”. Com essa fala, o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA), conselheiro Caldas Furtado, resumiu sua visão sobre a importância do seminário “Diálogo Público: Governança e Gestão das Aquisições.

Para o conselheiro, iniciativas do gênero são imprescindíveis se as instituições quiserem continuar apostando na capacidade do país de evoluir na construção de uma sociedade mais justa, buscando avançar cada vez mais na qualidade de seus serviços.

Reunindo cerca de 200 participantes, o seminário foi realizado nesta quinta-feira (09), nos turnos da manhã e tarde, no Auditório Armando Gaspar, no Sebrae/MA – Jaracati. O evento foi transmitido via canal oficial do TCU no Youtube, onde ficará disponível em breve.

A ideia é apresentar e discutir as práticas de governança e gestão das contratações públicas implementadas pelos órgãos públicos sediados no Maranhão. O evento reuniu gestores da área de contratações de organizações públicas federais, estaduais e municipais, bem como entidades localizadas em nosso estado, vinculadas ao setor empresarial.

foto diálogo

“É um assunto complexo e árido, um terreno onde há possibilidade muito ampla de falhas e do cometimento de atos de corrupção. Aos gestores corruptos, o TCU vai sempre fazer uso do rigor da lei e das punições previstas, pois o combate à corrupção e ao desvio devem ser implacáveis. Mas sabemos também que as falhas muitas vezes são cometidas por ignorância, desconhecimento ou falta de orientação. E é para esses gestores, na maior parte das vezes bem-intencionados e de boa-fé, que o TCU e seus parceiros realizam este Diálogo Público”, observa o secretário de controle externo no Maranhão, Alexandre Walraven.

Dentre os palestrantes, a auditora do TCE-MA, Silvana Luiza Marinho Aranha Gama; a coordenadora de Planejamento Estratégico e Gestão do TRE/MA, Karla de Faria Abdala; o titular da Secretaria de Transparência e Controle do Estado do Maranhão (STC/MA), Rodrigo Lago; o auditor federal de controle externo, Carlos Renato Araújo Braga – diretor da 4ª Diretoria da Secretaria de Controle Externo de Aquisições Logísticas (Selog/TCU); e o consultor de empresas e órgãos governamentais, Roberval Figueiredo Souza, do Sebrae-MA.

Com essas características, a iniciativa parece ter agradado em cheio aos participantes que lotaram o auditório do SEBRAE. Para Marcos Alberto Pinheiro Fernandes, assistente técnico de nível superior, responsável pelo setor de contratos do Instituto de Previdência e Assistência do Município – IPAM, “o evento é de grande valia pois nos proporciona um entendimento e operacionalização de forma mais clara das contratações públicas e alimentação dos vários sistemas referentes à transparência dos gastos públicos. Parabenizo a iniciativa e agradeço a oportunidade”

“A palestra servirá para a disseminação de informações no meu município, levando-se em consideração a falta de funcionários qualificados e a dificuldade diária no entendimento das contratações públicas”, garante Barbara Liana Nogueira Costa, assistente técnica de nivel superior, vinculada ao setor de licitações da prefeitura de Igarapé Grande.