A Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Maranhão realizará amanhã, 10/11, na cidade de Pedreiras, "Audiência Pública de Controle Social e Cidadania". O evento reunirá prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, servidores públicos, membros de sindicatos, representantes da sociedade civil organizada e cidadãos da região para debater temas ligados ao controle externo e ao aprimoramento da gestão pública.

Representantes do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), Tribunal de Contas da União (TCU), Controladoria-Geral da União (CGU), Ministério Público Estadual (MPE) e dos demais órgãos integrantes da Rede de Controle, estarão reunidos a partir das oito da manhã, na Câmara Municipal de Pedreiras, para o desenvolvimento da série de palestras e debates que constituem a Audiência Pública.

O evento de Pedreiras marcam o encerramento da programação prevista para 2017, que contou com a realização de audiências nas cidades de Vargem Grande (12/08), Chapadinha (25/08), São João Batista (01/09), Açailândia (29/09) e Balsas (06/10).

Um dos objetivos da Rede de Controle com as audiências públicas é capacitar os participantes para acompanhar mais detalhadamente as ações dos poderes públicos, contribuindo para o exercício do controle social. O auditor estadual de controle externo do TCE/MA, João Neto, que irá proferir uma das palestras que serão realizadas no evento de Pedreiras, destaca a importância primordial da participação dos cidadãos no processo de melhoria da atuação dos órgãos de controle externo: "As ações dos poderes públicos devem convergir para o benefício da sociedade. Cada cidadão deve estar atento e verificar se isto está acontecendo. Caso contrário, as irregularidades devem ser denunciadas aos órgãos competentes para as providências necessárias. O controle social contribui significativamente para melhorar a atuação das instituições que atuam no controle externo.", afirma.

Até o final deste ano, os órgãos da Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão devem se reunir para iniciar o planejamento das atividades previstas para 2018.