curso gestores

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), realizou, na quinta-feira (09), no Hotel Luzeiros, o primeiro módulo do Programa de Desenvolvimento de Gestores. Esta primeira etapa teve como tema “Cenários e Perspectivas da Gestão Pública” e foi ministrada por Caio Marini. A atividade faz parte do Plano Estratégico de Pessoas, e está sendo realizada pela Fundação Don Cabral (FDC), com o público de 30 servidores em cargos de gestão no TCE-MA.

O Programa de Desenvolvimento de Gestores surgiu após um levantamento das necessidades de treinamento, quando foi detectado que o aspecto de formação de gestores precisava ser potencializado. “As pessoas que ocupam cargos de gestão não possuem, a priori, conhecimento de como ser gestores. E nem são obrigados a isso. Essas habilidades precisam ser despertadas e trabalhadas”, esclarece Regivânia Alves Batista, destacando a importância do curso, que acontecerá em módulos.


Os próximos serão: Gestão Pública Orientada para Resultados, dias 21 e 22/11, com o facilitador Mércio Rosa; Gestão de Processos, dias 30/11 e 01/12,com Josias França; Autoconhecimento, em fevereiro, com Rosângela Pedrosa; e Gestão de Pessoas, em março, com Andrea Puttini.

Para o presidente do TCE_MA, conselheiro Caldas Furtado, esta iniciativa tem como premissas aspectos imprescindíveis para a atual gestão do Tribunal, que são a valorização e o reconhecimento. “Priorizamos a valorização dos servidores e fazemos questão de registrar o reconhecimento ao seu trabalho. Dessa forma, aperfeiçoar o desenvolvimento dos gestores é parte da linha basilar do nosso trabalho. Esta iniciativa é apenas a primeira iniciativa nesse sentido”, destacou o presidente.

Linha de raciocínio complementada por William Jobim, gestor da ESCEX: “O aperfeiçoamento de gestores foi colocado na condição de prioridade absoluta nas nossas ações”. Para ele, o todo gerencial da instituição vai melhorar muito, pois o Programa de Desenvolvimento tará os instrumentos necessários que incrementarão o desempenho de cada um dos gestores.