O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), promoverá novo treinamento do Censo Eletrônico dos Servidores do Maranhão – Cesma. É através deste sistema que o Tribunal vai realizar, ainda este ano, o cadastramento dos servidores públicos de todo o Maranhão. O treinamento será no dia 27 de novembro, no Auditório Saturnino Belo e é destinado aos técnicos das administrações municipais que vão responder aos questionários do Censo. As inscrições podem ser feitas através do site do TCE.

O objetivo do Cesma é formar um banco de dados consolidado das informações sobre folha de pagamento de ativos e inativos da administração pública em todo o estado, criando uma ferramenta de controle para o TCE e a administração pública como um todo. Com ela, será possível gerenciar informações sobre gestão fiscal, limites de despesas de pessoal, acumulação de cargos e remunerações indevidas.

O Auditor do Tribunal de Contas, Fábio Alex Rezende de Melo, explica que, dado a importância desse sistema e da capacitação dos responsáveis pelo fornecimento de dados, o Tribunal abriu novas turmas, para que os técnicos das administrações de todos os municípios possam participar do treinamento. “No mês passado treinamos três turmas de técnicos das prefeituras e câmaras, mas o Maranhão possui mais de 200 municípios, são muitas pessoas. Para que o Censo funcione da maneira adequada é necessário capacitar o maior número possível”, afirma o auditor.

Maio 2018