Infocontas logo

A auditora de controle externo Karla Barreto foi a representante do Núcleo de Informações Estratégicas do Tribunal de Contas do Estado (NIE-TCE/MA) na reunião do InfoContas promovida como parte da programação do XXIX Congresso dos Tribunais de Contas, que se realiza de 22 a 24 de novembro, na sede do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), em Goiânia (GO).

A reunião foi realizada no primeiro dia do evento, e teve com objetivo discutir e deliberar sobre os projetos e ações que farão parte do Plano de Metas da Rede para o exercício de 2018, dentre outros assuntos que integrarão a agenda do InfoContas.

Entre as prioridades para o próximo ano, além da continuidade das ações de capacitação dos servidores das Unidades de Informações Estratégicas dos Tribunais de Contas, ficou acertada também a realização de trabalhos conjuntos entre os membros da Rede InfoContas.

A reunião tratou ainda do compartilhamento de boas práticas dos Tribunais de Contas, a exemplo do Sistema de Auditoria Eletrônica (SAE) do TCE-MA, apresentado durante a reunião pelo conselheiro-substituto Antonio Blecaute.

O SAE é um sistema de acompanhamento integrado de planejamento, execução e controle da gestão dos recursos públicos municipais, visando à coleta de dados, consultas e extração de informações orçamentárias, contábeis, financeiras, operacionais e patrimoniais, proporcionando celeridade e segurança às fiscalizações do Tribunal e oportunizando o controle social.

Na avaliação da auditora, a reunião foi bastante proveitosa e cumpriu plenamente seus objetivos. “Além do planejamento das ações para o próximo ano, o compartilhamento das experiências de outros tribunais que já estão trabalhando há mais tempo com análise de dados e produção de informações estratégicas agrega conhecimento e ao mesmo tempo nos traz a certeza de que esse é o caminho para otimizar as ações de fiscalização dos tribunais de contas. Por outro lado, isso também confirma que as atividades que estamos desenvolvendo no NIE-TCE-MA estão alinhadas com os demais tribunais de contas”, observou Karla Barreto.

Junho 2018