foto cesma 01

Três novas turmas receberam, nesta segunda-feira (27), capacitação para o envio dos dados relativos ao Censo Eletrônico dos Servidores do Maranhão – Cesma, que será realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). O treinamento foi oferecido por meio da Escola Superior de Controle Externo (Escex), e ministrado pelo auditor Fábio Alex Rezende de Melo, com suporte da Superintendência de Tecnologia da Informação.

O público-alvo foi composto por servidores ligados à gestão da folha de pagamentos de ativos e inativos dos respectivos poderes executivos e legislativo dos municípios. Um total de 237 servidores municipais participou dos três turnos do treinamento.

Este é o segundo treinamento oferecido pelo Tribunal visando capacitar os técnicos das prefeituras para o manuseio do sistema. O auditor Fábio Alex Rezende de Melo lembra que o Cesma é um sistema temporário, que serve como preparação para o sistema Folha de Pagamento. “Em atividade a partir do próximo ano, esse sistema vai garantir a remessa mensal de informações para o TCE sobre essa área da administração pública”, informa.

CENSO – O Censo Eletrônico dos Servidores do Maranhão – Cesma será realizado eletronicamente, entre os dias 03 de novembro a 10 de janeiro, envolvendo governo do estado, órgãos independentes e câmaras municipais.

O objetivo é formar um banco de dados consolidado das informações sobre folha de pagamento de ativos e inativos da administração pública em todo o estado, criando uma ferramenta de controle para o TCE e a administração pública em geral. Com ela, será possível gerenciar informações sobre gestão fiscal, limites de despesas de pessoal, acumulação de cargos e remunerações indevidas.