salmito foto

Promovido pela Controladoria Geral da União - CGU, Reclame Aqui e Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES e com o apoio do Hotel Urbano, o TCE/MA, juntamente com outros órgãos do Estado como SEDUC, EMAP e STC, participaram do Ouvidoria 3.0 – Construindo o futuro, evento que aconteceu na segunda e terça-feira (12 e 13/03), no Teatro do BNDES no Rio de Janeiro.

Durante a abertura, o Presidente do BNDES, Paulo Rabelo de Castro, destacou a importância da iniciativa da CGU, tendo em vista que nos dias atuais, a sociedade exige cada vez mais transparência e feedback por parte das instituições (públicas e privadas) e que as experiências tratadas no evento certamente contribuirão para alcançar cada vez mais o objetivo comum (tanto ao setor público como a iniciativa privada) que é entender e atender a sociedade e o consumidor.

O evento apresentou palestras sobre os desafios e novos paradigmas das Ouvidorias, buscando trazer as boas práticas das empresas privadas para a gestão pública e vice-versa. O Novo Consumidor; Desburocratização; Acesso à Informação, Controle Social e Liberdade de Expressão; e A Ouvidoria e a Construção do Futuro, além de outros, foram os temas e experiências abordados por órgãos da Administração Pública como CGU, MPF e ENAP, por grandes empresas brasileiras e multinacionais como Volkswagen, Reclame Aqui, Hotel Urbano, Magazine Luiza e OLX, além de entidades da sociedade civil, como o Observatório das Favelas que apresentou palestra sobre Participação Social, Inclusão Digital e Políticas Urbanas.

Representando a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Maranhão, o Assessor Especial de Conselheiro Wellington Salmito ressaltou a relevância do evento para o planejamento e implantação de novas ações para a Ouvidoria: “Essa troca de mensagens entre setor público e privado, além de nos permitir conhecer realidades diferentes, nos estimula a implantar novos conceitos, aprimorar nosso atendimento ao cidadão e buscar novas propostas e ações que proporcionem a melhoria dos serviços da Ouvidoria e do TCE em favor da sociedade”, afirmou.

Com a participação de Ouvidores dos quase 27 estados do país, a programação do Ouvidoria 3.0 contou ainda com mesas redondas com a participação de jornalistas, procuradores de justiça, membros da lava jato do RJ, acadêmicos e cientistas, e terminou com uma palestra do Ouvidor Geral da União, Gilberto Waller Júnior, sobre os desafios e questionamentos do futuro das Ouvidorias.

Dezembro 2018