Em 1987, o termo Desenvolvimento Sustentável (DS) foi apresentado pela primeira vez no relario “Nosso Futuro Comum”(também denominado “Relario Brundtland”) da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Esse relatório criticava o modelo de desenvolvimento adotado pelos países desenvolvidos, cujos padrões de produção e consumo colocam em risco a sustentabilidade da vida no nosso planeta e geram desigualdades sociais. Ao mesmo tempo, o documento definiu o DS como sendo o “desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir suas próprias necessidades”.

 

Esse é hoje um conceito e, ao mesmo tempo, um objetivo norteador amplamente aceito e ratificado em diversos documentos internacionais e em conferências como a Rio 92 e, mais recentemente, a Rio + 20.

 

O objetivo do Desenvolvimento Sustentável é, portanto, atingir um estado de sustentabilidade para a sociedade como um todo e para o planeta. A Responsabilidade Social (RS), por sua vez, tem como foco as organizações e refere-se às responsabilidades que elas têm para responder às expectativas hoje expressas na sociedade. Logo, essa RS deve ter como princípio contribuir para o DS.

 

Seminário – O Comitê Gestor de Sustentabilidade do TCE-MA realizará no dia 20 de abril, sexta-feira, um seminário que abordará o tema Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com palestra de especialista, exibição de vídeos com depoimentos, exposição das atividades da comissão, além de apresentação artística e momento de fala dos servidores. Veja abaixo as informações:

 

Quando: dia 20/04 das 10h às 12h

 

Onde: Auditório do TCE-MA

 

Programação:

 

1 – A Sustentabilidade na Administração Pública

O que é a Ecoliga no Maranhão, sua criação e principais ações. Ações de sustentabilidade do TRE-MA e sua adesão a agenda A3P.

Palestrante: Gilberto Martins Moreira (TRE-MA)

 

2 – A sustentabilidade no TCE-MA

Contextualização da sustentabilidade no TCE-MA, a aprovação das políticas e a criação do comitê interno. As ações realizadas e programadas do Comitê de Sustentabilidade do TCE- MA.

Palestrantes: Bruno França Ferreira (Secretário de Controle Externo) e Bernardo Felipe Leal (Secretário de Administração)

 

3 – Boas práticas de Sustentabilidade (Vídeos com depoimentos de servidores do TCE)

 

4 – Espaço para questionamentos

 

5 – Apresentação teatral

 

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Julho 2018
D S
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31 1 2 3 4

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.