A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que objetiva estimular os órgãos públicos do País a implementarem práticas de sustentabilidade. A adoção da A3P demonstra a preocupação do órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente. Ao seguir as diretrizes estabelecidas pela Agenda, o órgão público protege a natureza e, em consequência, consegue reduzir seus gastos.

O Programa A3P se destina aos órgãos públicos das três instâncias: federal, estadual e municipal; e aos três poderes da República: Executivo, Legislativo e Judiciário. É uma agenda voluntária – não existe norma impondo e tampouco sanção para quem não segue as suas diretrizes. Mas a adesão ao Programa é cada vez maior por dois motivos: 

1. Adotar uma agenda ambiental nos órgãos é uma exigência dos tempos modernos, quando a população do planeta se vê diante de uma crise provocada pelas mudanças climáticas e o aquecimento global. O que fazer para evitar que a catástrofe anunciada seja maior ainda? Usar de forma racional os recursos naturais.

2. A sociedade exige da administração pública a implementação de práticas que tenham como princípio a sustentabilidade do planeta, que são as diretrizes da A3P.

Muitos órgãos públicos já adotam procedimentos considerados sustentáveis. Em diversas instituições, a coleta seletiva, por exemplo, é uma prática comum; em algumas foi adotado sistema para evitar o desperdício de água; outras estabeleceram que toda licitação será dentro de critérios de sustentabilidade, como é o caso do TCE-MA.

Seminário – Ciente de seus compromissos e atribuições, o Comitê Gestor de Sustentabilidade do TCE-MA realizará no dia 20 de abril, sexta-feira, um seminário que abordará o tema Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com palestra de especialista, exibição de vídeos com depoimentos, exposição das atividades da comissão, além de apresentação artística e momento de fala dos servidores. Veja abaixo as informações:

Quando: dia 20/04 das 10h às 12h

Onde: Auditório do TCE-MA

Programação:

1 – A Sustentabilidade na Administração Pública
O que é a Ecoliga no Maranhão, sua criação e principais ações. Ações de sustentabilidade do TRE-MA e sua adesão a agenda A3P.
Palestrante: Gilberto Martins Moreira (TRE-MA)

2 – A sustentabilidade no TCE-MA
Contextualização da sustentabilidade no TCE-MA, a aprovação das políticas e a criação do comitê interno. As ações realizadas e programadas do Comitê de Sustentabilidade do TCE- MA.
Palestrantes: Bruno França Ferreira (Secretário de Controle Externo) e Bernardo Felipe Leal (Secretário de Administração)

3 – Boas práticas de Sustentabilidade (Vídeos com depoimentos de servidores do TCE)

4 – Espaço para questionamentos

5 – Apresentação teatral

Com informações de http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/a3p

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Dezembro 2018
D S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.