foto Sigesco

A partir de agora ficou muito mais fácil acompanhar os cursos, treinamentos e capacitações oferecidas pela Escola Superior de Controle Externo (Escex), do Tribunal de Contas do Estado. Já está em funcionamento, o Sistema de Gerenciamento da Escola de Contas – Sigesco, ferramenta que garante ao público o acesso a funcionalidades como lista de eventos, horários, inscrições e até impressão de certificados.

Apresentado para a direção da casa no início do mês, o Sigesco foi desenvolvido com foco em dois módulos fundamentais: um deles voltado para o fiscalizado (público preferencial dos cursos e treinamentos da Escex) e outro para a Secretaria da Escola.

“Do ponto de vista dos procedimentos internos, o desenvolvimento do Sigesco representa um salto de qualidade que vai se refletir nos serviços oferecidos ao público”, observa o auditor William Jobim, coordenador geral da Escex. Ele explica que antes da implantação do Sigesco todo o trabalho envolvendo montagem de eventos, reserva de salas e impressão de certificados, entre outros, era feita manualmente.

Jobim lembra que chegou a haver a utilização de um sistema do tipo web free, que não garantia confiabilidade, segurança, além de estar em desacordo com os padrões do TCE. “Em seguida, evoluímos para que em cada evento fosse criado um programa em separado, o que dificultava a consolidação dos dados. O passo seguinte seria a criação do Sigesco”, diz ele, destacando a utilização dos quadros da própria escola no desenvolvimento do projeto.

Em abril do ano passado o projeto do sistema Sigesco começou a ser desenvolvido, como parte de um planejamento que prevê ainda o programa de Ensino a Distância (EAD) e o Portal da Escex, que deverão ser lançados até o ano que vem. “O Sistema de Gerenciamento da Escex é uma ferramenta da maior importância, representando um salto de qualidade nessa atividade fundamental desenvolvida pelo TCE maranhense”, avalia o conselheiro-substituto Osmário Freire Guimarães, gestor da Escola Superior de Controle Externo do TCE-MA.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Outubro 2018
D S
30 1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30 31 1 2 3

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.