A qualidade de vida no ambiente de trabalho visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização através de ações para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A administração pública deve buscar permanentemente uma melhor Qualidade de Vida no Trabalho
(QVT) promovendo ações para o desenvolvimento pessoal e profissional de seus servidores. Para tanto, as instituições públicas devem desenvolver e implantar programas específicos que envolvam o grau de satisfação da pessoa com o ambiente de trabalho, melhoramento das condições ambientais gerais, promoção da saúde e segurança, integração social e desenvolvimento das capacidades humanas, entre outros fatores.

A qualidade de vida visa facilitar e satisfazer as necessidades do trabalhador ao desenvolver suas atividades na organização tendo como ideia básica o fato de que as pessoas são mais produtivas quanto mais satisfeitas e envolvidas com o próprio trabalho. Portanto, a ideia principal é a conciliação dos interesses dos indivíduos e das organizações, ou seja, ao melhorar a satisfação do trabalhador dentro de seu contexto laboral, melhora-se a produtividade.

Em suma, a Qualidade de Vida no Trabalho não é importante apenas para as
organizações que buscam servidores mais produtivos e motivados, como também para os próprios colaboradores, que buscam realizações e crescimento profissional. Os resultados positivos serão sentidos por ambos os lados. Como dizia Max Weber, o trabalho dignifica o homem.

SeminárioEm alusão à Semana de Sustentabilidade, comemorada na semana passada, o Comitê Gestor de Sustentabilidade do TCE-MA realizará no dia 20 de abril, sexta-feira, um seminário que abordará o tema Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com palestra de especialista, exibição de vídeos com depoimentos, exposição das atividades da comissão, além de apresentação artística e momento de fala dos servidores.

Veja abaixo as informações:

 

Quando: dia 20/04 das 10h às 12h

 

Onde: Auditório do TCE-MA

 

Programação:

 

1 – A Sustentabilidade na Administração Pública

O que é a Ecoliga no Maranhão, sua criação e principais ações. Ações de sustentabilidade do TRE-MA e sua adesão a agenda A3P.

Palestrante: Gilberto Martins Moreira (TRE-MA)

 

2 – A sustentabilidade no TCE-MA

Contextualização da sustentabilidade no TCE-MA, a aprovação das políticas e a criação do comitê interno. As ações realizadas e programadas do Comitê de Sustentabilidade do TCE- MA.

Palestrantes: Bruno Ferreira Barros de Almeida (Secretário de Controle Externo) e Bernardo Felipe Leal (Secretário de Administração)

 

3 – Boas práticas de Sustentabilidade (Vídeos com depoimentos de servidores do TCE)

 

4 – Espaço para questionamentos

 

5 – Apresentação teatral

 

 

 

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Agosto 2018
D S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.