visita palestra

Retomando as atividades do programa “Conhecendo o TCE” neste semestre, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) apresentou, na manhã desta quarta-feira, palestra com o conselheiro substituto Antonio Blecaute Costa Barbosa, abordando o tema “O papel da contabilidade pública no âmbito do controle externo”.

Bastante prestigiada por auditores da casa, a palestra teve como público-alvo uma turma de 60 acadêmicos de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras, alunos das disciplinas Contabilidade Pública e Legislação Tributária, sob a orientação do professor Antonio José Almeida Veras, contador e advogado militante em áreas afins ao controle externo.

O encontro foi aberto pelo auditor William Jobim, gestor da Escola Superior de Controle Externo – Escex, parceira da Assessoria de Comunicação no desenvolvimento do programa. Depois de explicar rapidamente os objetivos do encontro, Jobim apresentou ao publico o palestrante do dia, que também é o atual diretor da Escex.

Reconhecido como um dos grandes teóricos do controle externo da instituição, formulador de programas e políticas da casa, Antonio Blecaute abordou o assunto de forma a fornecer uma visão da importância vital da contabilidade pública no sistema republicano, sintetizando conceitos que, assim, puderam ser absorvidos facilmente por estudantes de períodos diferentes.

Para o estudante do 1º período Jorge Marinho, a experiência foi extremamente proveitosa principalmente em razão da reconhecida qualificação do palestrante. “Na condição de ex-vereador , eu tinha algumas noções que pude aqui ampliar, principalmente sobre a importância da nossa profissão,” observou.

Estudante do 5º período, Thiago Augusto também guardou uma impressão positiva do encontro, que na visão dele acertou ao mesclar conceitos sobre contabilidade pública em sua relação com as atividades do Tribunal de Contas. “Pudemos aprender, entre outras coisas, que sem a contabilidade pública país nenhum pode funcionar”, e isso reforça muito nossa escolha por essa carreira.

CONTAS NA MÃO – Inicialmente na plateia, ao lado de outros auditores e gestores do TCE, o secretário de Controle Externo, Bruno Almeida, atendeu ao convite da coordenação do evento e fez uma rápida demonstração do Portal Contas na Mão, mostrando as possibilidades de acompanhamento da gestão pública oferecidas pelo portal.

A participação do secretário complementou a explanação feita pelo palestrante sobre os esforços que o TCE vem fazendo para incentivar o controle social das contas públicas, desde o extinto programa Contas na Mão, desenvolvido em parceria com o MPE nos anos de 2003 e 2004 até as atuais Audiências Públicas de Controle e Cidadania realizadas atualmente pela Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão, ambos por meio de visitas aos municípios maranhenses.

Para o professor Antonio José Veras, a demonstração dos mecanismos de transparência e controle disponíveis na página do TCE agregaram ainda mais valor à programação. “É fundamental que essas pessoas conheçam esses mecanismos, pois funcionarão como multiplicadores na sala da aula e na comunidade. Esperamos repetir esse formato em outras oportunidades”, avaliou.

Maio 2018