DSC0954

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) finalizou na manhã desta sexta-feira, 18/05, o curso “Código de Ética do TCE/MA: uma reflexão”. O treinamento é resultado do convênio firmado pelo TCE com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que permitirá que técnicos da Corte de Contas maranhense realizem auditorias nos projetos e programas que tenham em seu financiamento verbas da entidade internacional.

O objetivo é que todos os servidores do TCE participem do treinamento sobre Ética, tema fundamental no cenário contemporânea e particularmente importante na execução das atividades de controle externo.

A Escola Superior de Controle Externo (Escex), responsável pela elaboração e execução do treinamento, informa que até o final de 2018 serão realizados mais nove cursos com a mesma temática, com carga horária de nove horas. O calendário será divulgado em breve para que os servidores possam fazer suas inscrições.

Na hora de escolher o profissional para ministrar o curso, a Escex adotou a estratégia de valorizar a inteligência organizacional. Após pesquisa no banco de dados da Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep), foi detectado que o TCE já possuía em seu quadro funcional servidor com a qualificação necessária para ministrar o curso.

O auditor estadual de controle externo João da Silva Neto, Mestre em Filosofia, recebeu a atribuição e adotou uma metodologia de trabalho que procurou mostrar a evolução do conceito de Ética ao longo da história da Filosofia, bem como sua aplicação prática em situações do cotidiano que envolvem dilemas que devem ser enfrentados. “Procurei tratar da Ética como algo concreto, com sentido prático e que pode nos ajudar a agir em sintonia com princípios e valores que tornam a vida em sociedade mais rica e dinâmica”, afirmou João Neto.

Além dos cursos sobre Ética, os servidores diretamente envolvidos com as auditorias vinculadas ao BID receberão treinamentos para atualizar seus conhecimentos sobre auditorias.

Agosto 2018