visita facem

Um grupo de estudantes de Direito da Faculdade do Estado do Maranhão – FACEM, visitou, nesta terça-feira (29) o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA). A visita integra as atividades do programa “Conhecendo o TCE”, desenvolvido pela Assessoria de Comunicação em parceria com a Escola Superior de Controle Externo (Escex). O objetivo é contribuir para a ampliação do diálogo com a sociedade por meio do segmento acadêmico nas áreas de Direito, Contabilidade e Administração, entre outras.

Em sua maioria cursando as disciplinas do sétimo período, os estudantes estiveram acompanhados pelos professores Fernando Sávio, integrante da Assessoria Jurídica do Tribunal, e Rafael Machado, que responde interinamente pela coordenação acadêmica do curso de Direito da instituição

Reunidos no auditório do TCE, o grupo se reuniu no auditório Saturnino Bello onde assistiu a palestra com o auditor Fábio Alex Melo. Ao longo de quase duas horas, o auditor mesclou informações sobre as competências e atribuições da corte de contas e o campo de atuação dos profissionais de Direito nesse contexto.

Ao final Fábio Alex fez ainda uma demonstração das principais funcionalidades da página do TCE na internet em relação à transparência nas contas públicas, tendo como carro-chefe o portal Contas na Mão, por meio do qual é possível verificar a execução orçamentária de qualquer um dos 217 municípios do estado, incluindo a capital.

Na avaliação do auditor, que coordena uma das unidades de fiscalização do TCE, a interlocução com o universo acadêmico é fundamental para ampliar a presença do Tribunal na sociedade, em vista do potencial de multiplicação das informações prestadas. “Neste caso específico, tivemos uma interação bastante proveitosa, com questionamentos cuja pertinência demonstra um grau razoável de conhecimento acerca do controle externo adquirido em sala de aula”, observou.

Em seguida, os estudantes fizeram um passeio pelas unidades técnicas 4 e 5, onde puderam observar na prática a atividade dos auditores, ouvindo esclarecimentos dos gestores de unidade Divaci Couto e Flaviana Pinheiro. “Foi uma grande satisfação proporcionar aos nossos alunos a oportunidade de participarem projeto Conhecendo o TCE, por meio do qual eles puderam conhecer de perto a estrutura e a importância do TCE maranhense. É louvável essa iniciativa do Tribunal em se aproximar da comunidade, inclusive conscientizando a população do papel de todos na fiscalização das contas públicas”, assinalou o professor Rafael Machado.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Agosto 2018
D S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31 1

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.