ODS 01

A partir desta sexta-feira (15), o Maranhão está oficialmente na corrida pelo Prêmio ODS Brasil, que vai reconhecer o trabalho de instituições públicas e privadas que contribuem para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, também denominados Objetivos Globais, no contexto estadual. O lançamento do certame foi realizado durante o “Seminário Estadual Primeira Edição do Prêmio ODS Brasil”, que teve como anfitrião o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Os Objetivos Globais constituem-se num chamado universal para ações contra a pobreza, proteção do planeta e para garantir que todas as pessoas tenham paz e prosperidade. O Governo Federal, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação, a Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) e o Movimento Nós Podemos foram os promotores do evento, realizado no Auditório do TCE.

Ao abrir o seminário, o presidente do TCE, conselheiro Caldas Furtado, lembrou que a corte de contas maranhense, em sintonia com os princípios definidos pelos ODS, tem procurado ampliar ações com foco na sustentabilidade e no uso racional dos recursos. “Nosso tribunal, que integra a Ecoliga, instituiu seu Comitê Gestor de Sustentabilidade e realizou no mês de abril, por ocasião da Semana de Sustentabilidade, o seminário Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, revelando experiências e compartilhando os avanços já alcançados”, observou Furtado.

Entre outras medidas já adotadas pelo TCE maranhense, o conselheiro destacou os critérios de sustentabilidade adotado como item obrigatório em todas as licitações realizadas pela instituição.  Esses critérios são adotados desde o primeiro semestre de 2017, quando esses itens foram incluídos na licitação realizada para serviços de limpeza e manutenção.

ODS 02

De acordo com o conselheiro, uma organização, que verdadeiramente adote e pratique os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de forma integrada em sua gestão pode contribuir, de maneira significativa, para um mundo melhor, mais justo e que possibilite a continuidade da vida no planeta.

“Destaco o esforço do Comitê Gestor de Sustentabilidade do TCE e de todos os servidores que assumem essa responsabilidade e que têm a consciência de que somente com cada um fazendo sua parte conseguiremos atingir nossos objetivos”, enfatizou.

O sucesso dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) permitiu que fossem construídos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com a inclusão de novos temas como a mudança global do clima, desigualdade econômica, inovação, consumo sustentável, paz e justiça, entre outras prioridades. Os objetivos são interconectados – o sucesso de um ODS depende de temas que estão associados a outros objetivos.

Os ODS trabalham com o espírito de parceria e pragmatismo para as escolhas certas no sentido de melhorar a qualidade de vida, de forma sustentável, para as atuais e futuras gerações. Eles oferecem orientações claras e metas para todos os países, em sintonia com as prioridades e desafios ambientais de todo o planeta. Os ODS são uma agenda inclusiva, que combate as raízes da pobreza e promove a união para a construção de uma mudança positiva para as pessoas e para o planeta.

Em vigor desde janeiro de 2016, os ODS guiarão as políticas e o financiamento do PNUD nos próximos anos. Como a agência líder da ONU para o desenvolvimento, o PNUD tem uma posição única para ajudar na implementação dos Objetivos em aproximadamente 170 países e territórios.

O secretário de controle externo do TCE, Bruno Almeida, destacou a importância do Prêmio ODS Brasil na valorização das iniciativas que têm como finalidade promover o desenvolvimento social. “Esse prêmio representa um importante estímulo no processo de adoção de iniciativas transformadoras, participativas e sustentáveis que podem contribuir para a construção de um ambiente mais justo social e economicamente. O TCE é parceiro dessa iniciativa e na sua área de atuação adotará ações efetivas nesse sentido”, afirmou.

Novembro 2018