palestra fabio

O minicurso “Controle e Transparência nos Gastos com Pessoal” ministrado pelo auditor Fábio Alex Melo, marcou na manhã desta terça-feira (14) mais uma etapa da participação do Tribunal de Contas do Estado no 13º Encontro de Gestores Públicos/XVIII Secofen, que prossegue até sexta-feira (17), na Faculdade Pitágoras. Mais importante evento da contabilidade pública no país, o Secofen reúne gestores públicos, contadores e auditores entre seu público preferencial.

O objetivo é capacitar os gestores públicos em temas como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o uso da informação de custos, operações de crédito, transferências voluntárias, pacto federativo e convergência aos padrões internacionais da contabilidade pública, entre outros

Para o auditor do TCE, falar sobre controle de gastos de pessoal a partir da legitimidade, dos instrumentos de transparência e do controle é de grande relevância, especialmente em cenários de crise e redução de verbas públicas. “O controle sobre a folha de pagamento é essencial para que o gestor não sofra penalidades de ordem civil, administrativa ou penal e também para que o município ou o estado não sejam privados de recursos importantes, obtidos por meio de empréstimos, transferências voluntárias e de gestão”, explica Alex.

“O TCE participa com professores em dois minicursos, tendo seus próprios auditores como integrantes das turmas, o que garante uma visibilidade muito grande ao Tribunal em um evento que reúne participantes de vários estados. Isso reforça publicamente o compromisso de contribuir para o aperfeiçoamento da gestão pública por meio da dimensão pedagógica de sua atuação”, observa o Secretário de Controle Externo, Bruno Almeida.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Novembro 2018
D S
28 29 30 31 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 1

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.