site 02

Como mais uma atividade do programa “Conhecendo o TCE”, o Tribunal de Contas do Estado recebeu, nesta quinta-feira (30) a visita de estudantes do 8º e 10º períodos do Curso de Direito da Faculdade do Estado do Maranhão – Facem. A programação, que durou das 09h às 11h30, incluiu palestra sobre as atividades do controle externo e visita guiada a unidades técnicas de controle externo – UTCEX. A visita foi coordenada pelos professores Luiz Felipe Heilman, Rafael Machado Passos Vale e Fernando Sávio Andrade de Lima.

Reunidos no Auditório Saturnino Bello, os acadêmicos acompanharam a palestra-aula do auditor Fábio Alex Rezende de Mello, gestor da Unidade Técnica de Controle Externo II, que abordou aspectos legais e operacionais das atividades desenvolvidas pelo TCE maranhense. Entre outros aspectos, a palestra reforçou a necessidade de envolvimento do cidadão no acompanhamento dos gastos públicos, sugerindo caminhos para o exercício do controle social.

A apresentação foi bastante participativa, abrindo espaço para questionamentos e sugestões dos participantes. “É sempre uma experiência positiva para nós sairmos de nossos gabinetes e interagir diretamente com esse importante segmento social, que funciona como multiplicador das informações que prestamos. Isso estimula o envolvimento desses futuros profissionais com as atividades do controle externo”, observou o auditor.

site 01

 

site 03

Em seguida, o grupo de 25 estudantes visitou o espaço onde funcionam as Unidades Técnicas 4 e 5, sendo recebidos pela auditora Flaviana Pinheiro, uma das gestoras do setor, voltado para as fiscalizações concomitantes. Depois de explicar as atividades desenvolvidas pelas unidades, com ênfases nas fiscalizações in loco, a auditora fez uma demonstração de algumas ferramentas de transparência disponíveis na página do TCE na internet, especialmente o Portal Contas na Mão.

“Expor aos alunos as nossas atividades, os trabalhos desenvolvidos, nossos projetos e os resultados alcançados é prestar contas a uma parcela da sociedade formadora de opinião e que carrega o sonho de juntar-se ao quadro de auditores do TCE/MA”, avaliou a auditoria. Para ela, as visitas também funcionam como um canal de divulgação dos sistemas de informação e transparência do TCE, permitindo, como contrapartida, ouvir do "cidadão aluno" as expectativas de futuros profissionais em relação ao controle externo como campo de trabalho.

Para o acadêmico do 8º período de Direito, Samuel Dutra, a visita ao TCE foi bastante proveitosa, especialmente por demonstrar as possibilidades de exercer a cidadania por meio do controle social dos gastos públicos. “Apesar de sermos estudantes de Direito, muitos de nós não sabíamos dessa possibilidade, de poder participar do processo de controle das contas do estado e dos municípios”, afirmou.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Dezembro 2018
D S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.