foto comunica sc

A definição de pautas conjuntas a serem trabalhadas nacionalmente junto aos veículos de comunicação pelos Tribunais de Contas, em sintonia com a tendência crescente de integração entre as cortes de contas do país. Esse foi um dos principais encaminhamentos do encontro da Rede de Comunicação, realizada nesta quinta-feira (29), como parte da programação do VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas.

Coordenado por Rafael Martini, integrante da equipe de comunicação do TCE-SC, o encontro reuniu assessores de comunicação de Tribunais de várias regiões, além do Tribunal de Contas da União (TCU). Os debates também contaram com a participação do presidente da corte de contas catarinense, conselheiro Luís Eduardo Cherem, e do presidente da Atricon, conselheiro Fábio Tulio Nogueira (TCE-PB).

O encontro privilegiou o compartilhamento de experiências bem-sucedidas, começando pela assessoria de comunicação do TCE anfitrião, que apresentou sua experiência com a redes sociais e com o desenvolvimento de aplicativos. Nesse último campo, o TCE-SC conta hoje com aplicativos que permitem acompanhar as sessões do Pleno, consulta ao Diário Oficial e consulta de processos, além de sala virtual e ouvidoria.

Para alguns desses aplicativos, o TCE conta até o momento com cerca de 400 downloads, o que pode parecer pouco, mas é bastante expressivo, se for considerado o público de interesse específico, como fiscalizados, contadores e advogados com atuação na corte de contas.

Como obter bons resultados por meio da racionalização do uso de grupos de whatsapp como ferramenta de interação com jornalistas, blogueiros e veículos de comunicação foi a experiência apresentada pelo Tribunal de Contas do Amazonas, por meio de sua assessoria de comunicação.

TRANSPARÊNCIA – Na visão do presidente da Atricon, os TCs estão superando uma cultura de pouca interação social, no contexto do que chamou de “verdadeira revolução” pela qual passam as cortes de contas do país. Fabio Tulio lembrou a posição dos Tribunais de Contas como o maior banco de dados sobre a vida administrativa do país, que precisa ser colocada a serviço do aperfeiçoamento da gestão pública brasileira. Nesse contexto, destacou, a comunicação exerce um papel estratégico que vai muito além da divulgação factual ou de evitar a divulgação de notícias negativas.

O conselheiro destacou ainda o acerto dos Tribunais em trocar a antiga visão meramente punitiva pela dimensão pedagógica de sua atuação, no qual as auditorias de resultados ganham papel de destaque.

Até o final do encontro, os encaminhamentos da reunião da Rede de Comunicação serão divulgados oficialmente em documento que será compartilhado entre todos os membros da Rede.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Dezembro 2018
D S
25 26 27 28 29 30 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31 1 2 3 4 5

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.