DSC0211

O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Nonato Lago, recebeu na manhã desta terça-feira (29), visita de uma comissão formada por integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Maranhão.

Integraram a comissão que compareceu ao TCE o presidente da Rede de Controle e secretário do Tribunal de Contas da União no Maranhão Alexandre Walraven, o auditor do TCU Leonardo Vieira de Melo Abreu, a superintendente da Controladoria-Geral da União Leylane Maria da Silva, o diretor da Secretaria para Assuntos Institucionais do Ministério Público Estadual Marco Antonio Santos Amorim e o procurador do Ministério Público de Contas Jairo Cavalcanti Vieira.

A comissão foi recebida pelo conselheiro Nonato Lago e pelo secretário de administração do TCE, Ambrósio Guimarães Neto.

De acordo com o presidente da Rede do Controle, Alexandre Walraven, a intenção da visita foi estreitar relações com a nova gestão da Corte de Contas maranhense de forma a assegurar a continuidade e eventual ampliação das atividades realizadas pelas instituições que compõem a rede. "A visita da Rede de Controle ao TCE tem o objetivo desejar sucesso ao novo presidente da instituição, conselheiro Nonato Lago, em seu período de gestão, além de apresentar-lhe a estrutura e os resultados de algumas atividades já realizadas na área de controle externo, a exemplo das ações exitosas que foram desenvolvidas nos casos dos precatórios do Fundef, das fiscalizações no transporte escolar, entre outras que demonstram a relevância da atuação integrada e eficaz das instituições que a constituem.

Entre as possibilidades de atuação conjunta que foram aventadas pelos participantes da reunião, podem ser elaborados protocolos que resultem na realização de fiscalização conjunta no programa responsável pelo fornecimento da merenda escolar com abrangência em todo o Maranhão.

Para o secretário de administração do TCE, Ambrósio Guimarães, caso essa ação seja concretizada, a Rede de Controle atuará numa área estratégica para a gestão pública e com grande capilaridade social. "Precisamos atuar cada vez mais de modo célere e efetivo, acompanhando rigorosamente a aplicação dos recursos públicos de forma a contribuir para que a gestão pública gere impactos positivos para todos os cidadãos. A Educação é uma área que merece especial atenção dos órgãos de controle, especialmente pelo volume de recursos financeiros que demanda", afirmou.

O conselheiro Nonato Lago agradeceu a visita dos membros da Rede de Controle e ressaltou que o TCE continuará a apoiar integralmente todas as ações promovidas em benefício do fortalecimento da integração das instituições que atuam no exercício do controle externo no Maranhão. "Controle externo eficaz se faz com atuação rápida, dentro da legislação vigente, de forma integrada e com absoluta transparência. O TCE entende que a Rede de Controle é uma conquista institucional imprescindível e que traz contribuições valiosas à gestão pública maranhense", destacou Nonato Lago.

Junho 2019