Visita exposicao assembleia

Um grupo de técnicos e auditores do TCE-MA visitou, na quinta-feira (28), pela manhã, a exposição “Acervo do Memorial do Legislativo Maranhense”, aberta à visitação pública no Salão Nobre do Palácio Manuel Beckman, no prédio da Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema). A mostra integra a programação do transcurso dos 184 anos do Poder Legislativo e, também, do Dia do Poder Legislativo, comemorado no último dia 25 de fevereiro.

“Consideramos esta exposição muito importante, pela sua relevância documental e pelo fato de disponibilizar um memorial essencial para a história o Maranhão. Este assunto nos interessa bastante, já que, futuramente, pretendemos criar o nosso memorial permanente do tribunal de contas maranhense”, destaca a auditora de controle externo, Lúcia Rodrigues.

O grupo de servidores foi recebido pela chefe do arquivo da Alema, Maria da Luz Ribeiro. “É muito gratificante receber uma visita como essa. Nós, que adoramos o trabalho que fazemos, ficamos muito felizes por ver esse reconhecimento. Além da população em geral, é muito bom registrar o interesse das instituições”, disse, satisfeita, a servidora da Assembleia.

Para o técnico de controle externo João Carlos Pimentel, visitar a exposição da assembleia vem somar a uma ideia que não surgiu agora. “Quando das comemorações dos 70 anos do TCE, em 2017, preparamos uma grande exposição contando a história da corte. Ao final de um período, a mostra foi recolhida e guardada. A partir daquele momento, começamos a pensar na criação de um memorial permanente, ideia que estamos amadurecendo. Esta mostra que estamos vendo aqui na Assembleia pode nos sugerir alguns caminhos”, complementa o técnico.

Mônica Bezerra da Rocha, técnica de controle externo, ressaltou o direito ao acesso à informação. que uma mostra como essa revela “Documentos de valor histórico, como esses que vemos aqui, por fim, pertencem aos cidadãos, à população como um todo. A preservação da memória é imprescindível e todos têm direito a essas informações, direito de acessar esses documentos”, lembou a técnica.

O grupo do TCE que esteve na Assembleia foi composto por Lúcia Rodrigues, auditora de controle externo; Ribamar Nojosa, auditor de controle externo; Maria José Nava Castro, assistente técnico da Segep; Mônica Bezerra da Rocha, técnico de controle externo; Aparecida Sousa, técnico de controle externo; e João Carlos Pimentel, técnico de controle externo.

Acervo - A Exposição “Acervo do Memorial do Legislativo Maranhense” é composta por 13 obras centenárias do legislativo maranhense, todas manuscritas, encontradas durante o processo de restauração de documentos manuscritos e impressos da Casa, iniciado em fevereiro de 2018.

Dentre as raridades históricas, que datam de 1894 a 1953, encontram-se um livro de leis estaduais, volume único, com 172 páginas escritas a mão, que traz a descrição de leis estaduais de 1889 a 1902. No mesmo livro, encontra-se o registro da Lei nº 294, de 15 de abril de 1901, que criou a primeira seção do Corpo de Bombeiros de São Luís. A mais antiga obra resgatada é um Livro de Atas com 125 anos.

A Exposição “Acervo do Memorial do Legislativo” está aberta ao público no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, até o dia 27 de março.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Março 2019
D S
24 25 26 27 28 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.