roda 01

A Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep) e a Escola Superior de Controle Externo (Escex) farão, nessa semana, reunião de avaliação da primeira Roda de Conversa promovida em parceria pelas duas unidades do TCE. Realizada na semana passada com o tema “Previdência na Prática: do processamento administrativo do ato concessório ao envio ao TCE/MA, tudo que o gestor deve saber para não cometer erros”, o evento teve como facilitadores os auditores Márcio Rocha Gomes e Juliano Moreira de Souza, especialistas do TCE nessa área.

Ao mesmo tempo, uma segunda rodada será realizada a partir desta terça-feira, no mesmo formato, voltada apenas para o público interno, com ênfase no gabinete dos procuradores do Ministério Público de Contas (MPC). A exceção será a presença dos servidores do Tribunal de Justiça (TJ-MA), que não puderam comparecer na semana passada.

A intenção foi capacitar os gestores do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev) e os servidores da Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep/TCE), setor de Recursos Humanos do Tribunal de Justiça do Estado (TJMA) e Ministério Público Estadual (MPE) quanto ao uso correto da legislação previdenciária vigente, incluindo os procedimentos prévios que devem ser adotados nos processos administrativos de aposentadoria.

Na visão do gestor da Ungep, João Neto, a iniciativa superou a expectativa, levando em conta o estilo de condução, pois a Roda de Conversa possibilita maior abertura ao diálogo e com isso maiores chances de avanços na construção de soluções. “Do ponto de vista do tema, também podemos assinalar algumas boas trocas", disse..

Já quanto ao aspecto institucional, acreditamos que TCE, Iprev e Seduc possam promover a continuidade das conversas, que certamente irão impactar na melhoria dos sistemas e na relação dos servidores que atuam nas áreas de RH e previdenciária”, observou o auditor.

“Consideramos o saldo desse primeiro evento altamente positivo, pela metodologia inovadora, baseada na troca de experiências. Era o que realmente queríamos alcançar, cabe agora apenas aperfeiçoar, ficamos realmente satisfeitos”, avalia a supervisora pedagógica da Escex, Márcia Margareth Carneiro Santos.

Para Marcio Rocha, a iniciativa é de grande importância pela oportunidade de trocar e reciclar experiências sobre temas afeitos à área de atuação de profissionais de instituições diferentes. “Estamos com uma reforma da Previdência batendo às nossas portas e precisamos estar alinhados em nosso entendimento. A eficiência nessa área do serviço público tem muito a se beneficiar de troca de experiências como essa”, afirma.

Na visão da coordenadora de análise de processos de aposentadoria do Instituto de Previdência do Estado do Maranhão (Iprev), Francisca Adriana Barbosa Laurentino, o principal ponto é alinhar os entendimentos, diante das controvérsias geradas pela complexidade do tema. “Esse encontro contribui para se ter uma compreensão uniforme, que vai garantir um trabalho mais eficiente por parte de todos os órgãos que lidam com a questão”, analisa.

Para ela, o ideal seria que várias outras instituições públicas estaduais pudessem promover encontros semelhantes, diante da relevância que a questão previdenciária tem para a vida de todos.

 

 

 

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Novembro 2019
D S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.