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O Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) deverá concluir, até o final do mês, as visitas de campo relativas ao projeto “Educação que faz a diferença”. O projeto resulta de uma parceria entre o Comitê da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a organização Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), que pretende identificar as redes municipais com bom desempenho no ensino fundamental e disseminar as ações de gestão e de acompanhamento pedagógico e administrativo adotadas, para que possam servir de inspiração para outras redes. Dezoito Tribunais de Contas (TCs) já finalizaram essa etapa, com visitas às escolas e entrevistas com gestores, professores e alunos.

De acordo com a auditora Helvilane Abreu, que está coordenando as visitas de campo, trata-se de uma pesquisa inovadora na forma de atuação dos TCs. “Desta vez estamos investigando o que está dando resultado. Estamos utilizando indicadores do IDEB para identificar escolas que apresentaram bons resultados”, explica. “Dessa vez, os TCs não estão indo atrás de irregularidades, mas de boas práticas que possam ser compartilhadas em benefício da qualidade do ensino”, reforça o secretário de Controle Externo do TCE, Bruno Almeida.

Os trabalhos foram iniciados na última segunda feira, com visitas aos municípios de Porto Franco e São João do Paraíso. “Essas redes foram selecionadas pelos coordenadores da pesquisa, seguindo os critérios definidos por eles. Os tribunais ficaram responsáveis pela coleta de informações nas redes selecionadas”, esclarece a auditora.

O projeto tem a participação dos 28 TCs com jurisdição na esfera municipal, o que permitirá ao levantamento obter resultados de âmbito nacional. “Os Tribunais de Contas estão mobilizados com esse projeto. Não basta o investimento de recursos, o treinamento de professores e a adoção de ações para motivar as famílias; também precisamos de processos de gestão capazes de dar oportunidade, talvez a única, a milhões de brasileiros de mudar a sua realidade por meio da educação”, disse o conselheiro do TCE-RS e presidente do CTE-IRB, Cezar Miola.

Na primeira fase da iniciativa, o Iede identificou as redes de ensino com bom desempenho no ensino fundamental. Na segunda etapa, foram realizadas algumas visitas, em caráter amostral, com a identificação das estratégias comuns, por meio de entrevistas e observação de salas de aula e do ambiente escolar. Os resultados das análises devem ser divulgados em dezembro.

Os próximos passos envolvem a sistematização das informações coletadas e a elaboração de um amplo plano de comunicação dos resultados, atividades que serão desenvolvidas pelo CTE-IRB e o Iede.

Assista ao vídeo do projeto: https://www.portaliede.com.br/wp-content/uploads/2019/08/Educa%C3%A7%C3%A3o-que-faz-a-Diferen%C3%A7a.mp4?_=1

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