site texto

Na mais concorrida edição do projeto “Conhecendo o TCE”, pouco mais de 200 estudantes de vários períodos do curso de Direito da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco (UNDB), sob a coordenação do professor Paulo Renato, visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) nesta segunda-feira (16). Parte da programação da XV Jornada Jurídica promovida pela universidade, a visita teve como objetivo conhecer as atividades da corte de contas maranhense à luz de suas atribuições constitucionais.

Reunidos no auditório do TCE, eles assistiram a palestra interativa com o auditor de controle externo Fábio Alex Melo, que abordou a missão constitucional do órgãos e os esforços que vem sendo desenvolvidos para o seu pleno cumprimento. Na chegada, os acadêmicos foram recepcionados por integrantes da Assessoria de Comunicação (ASCOM) e da Escola Superior de Controle Externo (Escex), que desenvolvem o projeto “Conhecendo o TCE” em parceria.

Durante cerca de duas horas, eles receberam informações sobre o momento vivido pelo TCE maranhense e os principais desafios das cortes de contas no contexto nacional, fazendo perguntas sempre que necessário. “Estimulamos ao máximo a interatividade em nossos encontros, porque sabemos da complexidade do tema, ainda pouco explorado no universo acadêmico”, explica o auditor Fábio Alex Melo, que coordena uma das unidades técnicas do Tribunal.

UNDB 01

UNDB 02

Responsável pelas disciplinas Processo Civil e Direito Eleitoral, representando a UNDB no encontro, o professor Paulo Renato avaliou positivamente a iniciativa do TCE em abrir esse canal de diálogo com a sociedade por meio do segmento acadêmico. “Tenho certeza de que todos saíram daqui enriquecidos com o conhecimento e com a troca de experiências”, afirmou, agradecendo pela oportunidade.

Para Gerson Costa, aluno do décimo período, a palestra foi extremamente valiosa, especialmente por se concentrar em aspectos práticos do assunto abordado. “Muitas vezes esses aspectos acabam passando desapercebidos, por isso foi bastante proveitoso”, observou.

Para Carla Alcântara, nono período, a iniciativa é de grande valia por integrar os acadêmicos de Direito no universo das contas e da gestão pública, descortinando um horizonte novo para quem deseja buscar uma área diferente de atuação profissional dentro do Direito. “Eventos como esse são um grande incentivo para quem tem afinidade com a área”, enfatizou.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Novembro 2019
D S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.