DSC0076

A Comissão de Planejamento e Ações Estratégicas do TCE (CPAE) e a MBS Consultoria realizaram na manhã de hoje, 21/10, no Laboratório I da Escola Superior de Controle Externo (Escex), o workshop “Análise de cenários e matriz SWOT”.

A atividade integrou o calendário de ações relativas ao trabalho de elaboração do Planejamento Estratégico para o ciclo 2019/2027 e teve a participação de dezoito servidores, entre integrantes da CPAE, gestores de Unidades e outros servidores participantes do processo de confecção do Planejamento Estratégico.

O workshop foi mais uma das ações destinadas a contribuir para o nivelamento do conhecimento dos servidores em relação aos aspectos gerenciais vinculados ao Planejamento Estratégico e possibilitou avaliação crítica sobre o trabalho por eles realizado com o objetivo de identificar pontos fortes e pontos fracos, na perspectiva da implementação de ações e estratégias para o aprimoramento das rotinas de trabalho e o alcance de resultados ainda mais efetivos.

Após apresentação dos aspectos conceituais pelos consultores Alessandro Antunes Bocaccio e Villi Vitorio Longhi, os participantes do workshop foram divididos em grupos que receberam a missão de avaliar em detalhes as ameaças e oportunidades, fraquezas e fortalezas que envolvem a atuação institucional do TCE maranhense.

Cada grupo sistematizou suas percepções sobre esses aspectos e elaborou resumo analítico que foi apresentado e debatido por todos com a mediação dos consultores. O ponto de convergência das avaliações é que os desafios enfrentados pelo TCE no cumprimento de sua missão institucional devem servir de estímulo para a adoção de ações inovadoras e efetivas capazes de atender aos anseios da sociedade em relação ao papel que deve ser exercido pelo controle externo.

Outro ponto destacado pelos participantes foi a oportunidade de refletir sobre os processos de trabalho, de forma coletiva e integradora, com integrantes de várias unidades da instituição, o que pode favorecer a busca de soluções para os problemas de cada setor.

O auditor de controle externo Clécio Jads, supervisor da Unidade de Controle Externo III, participou do workshop e destaca a importância de o TCE manter o foco em ações que possam contribuir para a elevação da qualidade da gestão pública, ampliando o diálogo com os cidadãos e os fiscalizados. “O planejamento é ferramenta essencial para superar os desafios contemporâneos. O TCE precisa entender em profundidade todos os aspectos que afetam sua atuação institucional. Esse é o caminho para uma atuação cada vez mais efetiva, capaz de contribuir para a melhoria da gestão pública e atender aos anseios legítimos dos cidadãos por serviços públicos de qualidade”, afirmou Clécio Jads.

Ao longo desta semana estão previstas várias atividades que fazem parte do processo de elaboração do Planejamento Estratégico do TCE para o ciclo 2019/2027.

Amanhã, 22/10, terça-feira, será realizado o “Workshop de imersão – Identidade”, destinado a promover o debate sobre a revisão da identidade institucional do TCE. Dia, 23/10, quarta-feira, será a vez da “Oficina de ampliação de Bloco”, na qual os participantes discutirão os objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas institucionais. Na quinta-feira, 25/10, será realizada a segunda “Oficina de ampliação de Bloco”, com a avaliação dos objetivos estratégicos, indicadores e iniciativas das áreas administrativa e de tecnologia da informação.

A intensa semana de trabalho será concluída com a reunião da Comissão de Planejamento e Ações Estratégicas do TCE (CPAE) destinada à apresentação do Relatório da Etapa I dos trabalhos de elaboração do Planejamento Estratégico do TCE para análise e validação.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Novembro 2019
D S
27 28 29 30 31 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.