TCE ESCEX  LOGO FINAL VERTICAL

 

A Escola Superior de Controle Externo do TCE/MA (Escex) definiu a programação de cursos e atividades culturais que serão realizadas no primeiro semestre deste ano. Os cursos e atividades culturais a ser desenvolvidos pela Escex integram o conjunto de ações previstas no Planejamento Estratégico da Corte de Contas maranhense para o período 2019-2027 e têm como objetivo primordial contribuir para a disseminação de conhecimentos entre os servidores, fiscalizados e membros da comunidade.

A definição dos cursos destinados aos servidores e dos conteúdos que neles serão trabalhados teve como base levantamento de necessidades de qualificação realizado junto ao corpo funcional. As informações obtidas foram analisadas pela Unidade de Gestão de Pessoas (Ungep) e pela Escex para a elaboração dos projetos de cursos e treinamentos, caracterizando aspectos como duração, formato e os instrutores de cada tema a ser trabalhado.

Dentro do esperado, as preferências dos servidores recaíram sobre temas que estão na ordem do dia do controle externo brasileiro e trazem contribuições significativas às rotinas de trabalho executadas no TCE, como aspectos previdenciários, ética na gestão pública e normas de auditoria.

Com base nessas informações a Escex elaborou a seguinte programação de cursos voltados aos servidores do TCE: “Previdência pública de A a Z”, de 23 a 26 de março, com os instrutores Márcio Rocha e Juliano Moreira de Souza (Auditores do TCE); “Ética na gestão pública”, a ser realizado no mês de abril, com o instrutor João Neto (Auditor do TCE).

Já os cursos “Objetivos de desenvolvimento sustentável – ODS” e “Plano de Logística sustentável do TCE”, com Fábio Alex de Melo (Auditor do TCE) e Josimar de Sousa Ramos (Técnico de Controle Externo do TCE); “E-social”, “NBASP – Princípios fundamentais de auditoria no setor público”, 15 de maio, com o instrutor Renan Coelho Oliveira (Auditor do TCE); “Processo no âmbito do TCE”, com o instrutor Clecio Jads (Auditor do TCE), estão com datas por definir e sua realização deve ocorrer até o final do mês de junho.

Para os fiscalizados e membros da comunidade serão oferecidos os cursos e treinamentos “Encerramento de mandato com PPA, LDO e LOA”; “Treinamento SACOP”; “Treinamento SAAP” e “Treinamento SAE”.

Ações culturais – Em complemento à programação de cursos, um conjunto de ações culturais também será desenvolvido, mobilizando servidores e comunidade com o intuito de gerar experiências com as mais diferentes de manifestações artísticas e culturais. O núcleo a partir do qual se desenvolverá a programação cultural é a Biblioteca do TCE, que faz parte da Escex.

No dia 04 de março acontecerá o primeiro evento do projeto “Encontro com escritor”, que pretende estimular o diálogo dos servidores do TCE com escritores e promover o debate de temas relacionados à área cultural. A abertura do projeto terá a presença da escritora Lindevânia Martins.

No dia 11 de março, acontecerá o lançamento do “Clube do livro Maria Firmina dos Reis”. O clube tem como objetivo estimular a prática da leitura entre os servidores do TCE e promoverá encontros periódicos com escritores para debater temas ligados ao universo cultural.

A inciativa homenageia a maranhense Maria Firmina dos Reis, escritora, professora pública e militante abolicionista, reconhecida como a primeira romancista brasileira, com a publicação de “Úrsula”, em 1859.

Em 08 de baril será realizada outra atividade do projeto “Encontro com o escritor”, com Adriana Gama Araújo.

Dia 20 de maio será a abertura da exposição de pinturas da artista Eva Bacellar, que apresentará ao público diversas obras na técnica de aquarela.

Em 03 de junho, o começará o projeto “Esquina jovem leitor”, destina ao público infanto-juvenil, com palestra sobre HQ com o artista Márcio Rodrigues.

Para o gestor da Escex, Ribamar Nojosa, cada vez mais o conhecimento fará parte das rotinas de trabalho do TCE, contribuindo para o aprimoramento do desempenho dos servidores e o alcance de resultados efetivos. Além do conhecimento técnico, ele destaca a importância da valorização dos aspectos culturais como uma forma de se alcançar um equilíbrio que permita redução dos efeitos negativos do estresse causado pelo trabalho. “A Escex tem procurado realizar ações que contribuam para a qualificação do corpo funcional do TCE com foco nos aspectos que permitem o desenvolvimento das potencialidades laborais de nossos servidores. Isso passa pela compreensão de que o conhecimento é cada vez mais um fator crucial em todas as atividades humanas. Esse é o fundamento do que temos desenvolvido na Escex.”, afirma Ribamar Nojosa.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Abril 2020
D S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.