memo 02

Como parte de uma nova etapa de seu desenvolvimento institucional, onde se destaca a reformulação de sua estrutura organizacional, destinada ao aprimoramento da interação com seus fiscalizados e com os cidadãos, o TCE maranhense está organizando o lançamento de um memorial, voltado para a preservação e propagação de informações históricas compostas de dados, documentos e imagens relativas à corte de contas maranhense.

A ideia é entregar o memorial como instituição permanente, colocando-o a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberto ao público interno e externo, conservando, expondo e permitindo a transmissão desse acervo para estudo e consulta. A partir de sua inauguração, que acontecerá ainda no primeiro semestre deste ano, será definido um calendário de visitas guiadas disponíveis a escolas e outros segmentos da comunidade.

Em sintonia com as visões mais modernas da museologia mundial, o memorial do TCE pretende ser um espaço dinâmico, com atualizações periódicas, e marcadamente interativo, por meio do uso intensivo de recursos tecnológicos, podendo inclusive ser acessado remotamente.

memo 01

Na manhã desta quarta-feira (19), a empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto se reuniu com um comitê interdisciplinar formado por servidores de várias áreas do TCE que darão suporte técnico a todas as fases do trabalho. “Aprovamos o layout de todos os itens que vão compor o memorial e discutimos aspectos de natureza prática, portanto foi uma reunião de trabalho bastante proveitosa”, explica o secretário-geral do TCE, Ambrosio Guimarães Neto.

“O cenário contemporâneo do controle externo brasileiro é marcado pelo compartilhamento intensivo de conhecimentos e informações. Outros tribunais de contas do país já possuem um memorial, a exemplo de Tocantins, Mato Grosso do Sul e Pará. A ideia da corte maranhense é ir além de um simples espaço museológico, queremos fazer do nosso memorial um ambiente de construção do conhecimento”, afirma o presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago, para quem a edificação do memorial será uma das marcas de sua gestão.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Outubro 2020
D S
27 28 29 30 1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30 31

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.