WhatsApp Image 2020-03-09 at 13.25.26

Membros da Escola Superior de Controle Externo do TCE (Escex) e diretores do Colégio Militar Tiradentes I realizaram reunião de trabalho na manhã de hoje, 9, na sede da Escex, para sistematizar o desenvolvimento do projeto “Educação para a cidadania: o TCE nas escolas”, que promoverá palestras e minicursos em escolas da Rede Pública Estadual de Ensino Médio com temas ligados ao controle externo, gestão pública, execução orçamentária, controle social, entre outros. O Colégio Militar Tiradentes I foi escolhido para o início do projeto, que posteriormente será estendido para outras escolas.

Participam da reunião José Ribamar Lopes Nojosa (Diretor da Escex), Rossana Ingrid Jansem dos Santos (Gestora da Biblioteca do TCE), Jane Marta Matos Xavier (Líder de ação educacional para a sociedade civil), Márcia Margareth Santos (Líder de ação educacional para os servidores), Larissa Carolina Rodrigues (Assistente técnica da Escex), Raimunda Helena Moura (Secretária da Escex), Tenente-coronel Brandão (Diretor do Colégio Tiradentes I) e a professora Yêda Malta (Diretora Pedagógica).

Em harmonia com o calendário de atividades pedagógicas da escola, auditores estaduais de controle externo do TCE ministrarão palestras e serão instrutores de minicursos direcionados aos alunos da segunda série do ensino médio do Colégio Tiradentes I, série escolhida para dar início ao projeto, alcançando um público-alvo potencial de duzentos e quarenta alunos. Três temas já foram escolhidos para a realização de palestras: “O papel do controle externo no Brasil”, “Controle social e cidadania” e “Sistemas informatizados do TCE”.

A intenção é que os conteúdos trabalhados contribuam para a diversificação da formação pedagógica dos alunos, estimulando atitudes cidadãs que contribuam para o exercício do controle social e a disseminação de informações sobre o controle externo junto à comunidade que interage diretamente com a escola. Os alunos funcionariam como multiplicadores de conhecimento nesse processo.

A professora Yêda Malta afirmou que a iniciativa da Escex se alinha ao projeto pedagógico do Colégio Militar Tiradentes I, por sua característica de permitir aos alunos acesso a informações que podem contribuir para a formação de pensamento crítico em relação ao uso adequado dos recursos públicos e ao papel das instituições de controle externo. “Para formar o cidadão, o melhor espaço é o ambiente escolar, onde os alunos têm uma oportunidade de vivência do conhecimento e o exercício pleno de sua cidadania. O Colégio Militar Tiradentes I sempre está aberto a nova parceria e recebemos com grande alegria a iniciativa do TCE. Quanto mais educação quanto ao uso dos recursos públicos, melhor”, disse Yêda Malta.

Já o tenente-coronel Brandão, por sua vez, destacou que o projeto “Educação para a cidadania: o TCE nas escolas” fortalecerá o relacionamento entre duas instituições que cada dia mais se propõem a cumprir suas missões tendo como foco os benefícios gerados aos cidadãos. “Essa iniciativa é muito bem-vinda. A sociedade civil cada vez mais está participando do que está acontecendo em nosso país. Esse projeto permitirá que nossos alunos se transformem em cidadãos preocupados com a atuação das instituições públicas e os resultados que são apresentados à sociedade”, ressaltou o tenente-coronel Brandão.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Maio 2020
D S
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.