gasip

O comandante do Gabinete de Segurança Institucional (Gasip) do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Cel. Laércio Ozório, apresentou nesta segunda-feira (09) ao presidente Nonato Lago o novo sistema de monitoramento eletrônico da instituição, que, segundo ele, visa a dar mais segurança e bem estar aos servidores e frequentadores da corte de contas.

As novas câmaras, posicionadas em pontos estratégicos têm melhor qualidade de imagem e cobrem ângulos mais abrangentes em todas as dependências do prédio principal e anexo, bem como de boa parte do estacionamento e portões de entrada e saída.

De acordo com o presidente, conselheiro Nonato Lago, com um sistema de imagem melhor definido e varredura de todas as áreas, vai ser possível registrar toda a movimentação de pessoas que circulam pelos corredores do órgão, observar perdas e recuperação de objetos pessoais, conservação dos ambientes etc, sem invasão da privacidade seja de servidor ou quem se dirige ao órgão.

"Além de preservar seu corpo funcional e as pessoas que se dirigem ao TCE, o novo sistema visa também a preservar a instituição, pois pode ocorrer de alguém reivindicar um dano causado ao seu veículo, mas as imagens recuperadas atestarem que o carro adentrou à área já danificado", afirma o coronel.

O comandante militar do TCE explica ainda que as câmaras foram instaladas nos pontos mais estratégicos, que ele não revela quais, e as gravações podem ser requisitadas por até 30 dias após a filmagem. Segundo ele, há pontos estratégicos também de acompanhamento do que se passa na instituição pelo sistema eletrônico.

Agosto 2020