Banner Plano Estratégico

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/MA) lançará nesta quinta-feira, 12, seu Planejamento Estratégico para o ciclo 2019/2027. Os principais pontos do documento serão apresentados aos servidores da instituição em evento a ser realizado a partir da 9h30, no Auditório Interventor Saturnino Belo.

O Planejamento Estratégico da Corte de Contas maranhense foi atualizado em razão do encerramento das atividades previstas pelo ciclo anterior, dimensionado para o período de 2012 a 2016. O novo planejamento tem como principal desafio contribuir para a criação das condições que permitam ao TCE conceber ações e estratégias que sejam capazes de dar respostas às crescentes exigências da sociedade por maior agilidade e efetividade por parte do sistema de controle externo brasileiro.

Outro ponto crucial decorrente da entrada em vigência do novo Planejamento Estratégico é a equalização de todas as ações do TCE maranhense aos parâmetros estabelecidos pelo MMD/QATC, iniciativa capitaneada pela Atricon que busca elevar o nível de desempenho dos tribunais de contas nacionais. Para o secretário-geral do TCE, Ambrósio Guimarães Neto, a atualização do planejamento é um fator que demonstra o quanto a instituição se movimenta para elevar ainda mais o nível de sua atuação no exercício do controle externo. “O novo Planejamento Estratégico nos instiga a sermos mais efetivos, atuantes e focados em resultados. Precisamos agir para que nossos fiscalizados atuem realmente em benefício da sociedade”, disse Ambrósio Guimarães.

Para a elaboração do Planejamento Estratégico do TCE foi realizado processo licitatório cuja vencedora foi a consultoria MBS, do Rio Grande do Sul. A consultoria possui larga experiência na formatação de planejamentos estratégicos para tribunais de contas e outras instituições públicas e privadas de todo o país.

Com o objetivo de dar maior institucionalidade aos trabalhos, a Presidência do TCE determinou a criação da Comissão de Planejamento e Ações Estratégicas do TCE, responsável, em conjunto com a consultoria MBS, por todas ações vinculadas a essa atividade.

Após reuniões de trabalho, definiu-se que a metodologia utilizada na confecção do novo Planejamento Estratégico seria a do Balanced Scorecard (BSC), amplamente empregada por instituições dos setores público e privado para modificar seus processos gerenciais e alcançar novos patamares de eficiência organizacionais.

A partir dessa metodologia, foram desenvolvidas diversas ações, distribuídas em várias etapas de trabalho, que tiveram como finalidade proporcionar o envolvimento de todos os setores administrativos do TCE e do maior número possível de servidores.

Nessa perspectiva, uma peculiaridade importante do processo de elaboração do novo Planejamento Estratégico foi a realização de cursos e oficinas de nivelamento do conhecimento dos servidores do TCE diretamente envolvidos com essa atividade.

O documento final com o Planejamento Estratégico do TCE para o ciclo 2019/2027 que será apresentado no evento traz Mapa Estratégico com os objetivos essenciais para a instituição no cenário contemporâneo do controle externo brasileiro, referenciados pela Missão Institucional, Visão de Futuro e Valores para a Sociedade. “Estamos criando as bases para enfrentarmos com sucesso os desafios de um controle externo ágil, moderno e eficiente. Esses fundamentos são institucionais e se harmonizam com as expectativas dos cidadãos”, afirmou o presidente do TCE, conselheiro Nonato Lago.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Abril 2020
D S
29 30 31 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 1 2

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.