bandeira

Com o intuito de identificar o nível de satisfação dos conselheiros e conselheiros-substitutos em relação ao Sistema Tribunal de Contas, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) realizou neste ano pesquisa qualitativa com os seus integrantes.

Para analisar os resultados da pesquisa e elaborar ações que possam ser implementadas no sentido de melhorar a atuação dos tribunais de contas, a Atricon constituiu um Grupo de Trabalho formado pela conselheira Milene Dias da Cunha (TCE/PA), Paulo Curi Neto (TCE/RO), Sabrina Nunes Iocken (TCE/SC) e Sebastião Cezar Leão Colares (TCM/PA), sob a coordenação do conselheiro Gilberto Jales (TCE/RN).

O grupo reuniu-se hoje, 21, na sede do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) para debater os resultados da pesquisa com ênfase na busca da eficiência e na ampliação dos mecanismos de transparência e participação da sociedade, objetivando o controle social e a efetividade das decisões.

De acordo com o conselheiro Gilberto Jales, três aspectos se destacam nos resultados iniciais da pesquisa: um bom nível de conhecimento por parte dos membros em relação às ações desenvolvidas pela Atricon, a evolução positiva dos tribunais no contexto geral e o reconhecimento do papel desempenhado pela Atricon no aperfeiçoamento das medidas adotadas pelos tribunais.

O conselheiro Jales alerta para o fato de que a pesquisa apontou também alguns desafios que ainda precisam ser enfrentados pelas cortes de contas, entre eles, o que diz respeito à superação das assimetrias existentes nos procedimentos realizados pelos tribunais e a necessidade de melhorar a comunicação entre os tribunais de contas e destes com a sociedade. “Isso é importantíssimo para que a sociedade tenha conhecimento da atuação dos tribunais de contas, valorize, defenda e também cobre ações efetivas”, afirmou o conselheiro Jales.

As conclusões da reunião de trabalho realizada no TCE maranhense serão apresentadas no encontro nacional da Atricon para análise dos demais membros e posterior implementação de ações.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Setembro 2018
D S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.