WhatsApp Image 2019-03-18 at 11.41.04

A Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão iniciou a programação de Audiências Públicas de Controle Social e Cidadania previstas para 2019.

A primeira audiência foi realizada na sexta-feira, 15/03, na cidade de São João dos Patos, localizada a 540 quilômetros de São Luís, na microrregião das chapadas do Alto Itapecuru.

Para o evento em São João dos Patos foram convidados cidadãos, prefeitos, representantes de sindicados, instituições da sociedade civil organizada e vereadores dos municípios de Barão de Grajaú, Colinas, Governador Luís Rocha, Mirador, Nova Iorque, Paraibano, Passagem Franca, Pastos Bons, São Domingos do Maranhão, São João dos Patos, Sucupira do Norte e Sucupira do Riachão.

Além dos municípios maranhenses, a Rede de Controle da Gestão Pública convidou representantes de alguns municípios do estado do Piauí para conhecer o formato das audiências públicas e ampliar a troca de informações com vistas a aprimorar as estratégias de combate à corrupção.

A superintendente da Controladoria-Geral da União no Piauí, Érika Lobo, disse que o intercâmbio com a Rede de Controle da Gestão Pública no Maranhão e o conhecimento das ações realizadas pelas instituições que a integram permitirá que iniciativas semelhantes venha a ser implantadas pela CGU no Piauí. “Nossa participação na audiência de São João dos Patos foi muito produtiva. Conhecemos essa iniciativa exitosa de qualificação e estímulo à participação cidadã que é fundamental para a ampliação e fortalecimento do controle social”, afirmou Érika Lobo.

Para o coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública e secretário do Tribunal de Contas da União no Maranhão, Alexandre Walraven, a continuidade da realização das audiências públicas é uma forma de contribuir para uma transformação positiva na mobilização da sociedade civil organizada e no padrão gerencial das administrações dos municípios maranhenses. “O controle externo tem investido em medidas de natureza pedagógica como aspecto preventivo e de conscientização. Sem abrir mão de medidas punitivas, quando elas são necessárias, qualificar os gestores públicos e estimular os cidadãos a monitorar o uso dos recursos públicos são caminhos para que sejam alcançados resultados concretos no combate à corrupção”, enfatizou Walraven.

A próxima Audiência Pública de Controle Social e Cidadania deve ser realizada no mês de abril na cidade de Matões.

Buscar em Notícias

Diário Oficial Eletrônico

Junho 2019
D S
26 27 28 29 30 31 1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 1 2 3 4 5 6

SESSÃO PLENÁRIO

foto plenario

Acompanhe ao vivo. Terças, quartas e quintas às 10h.