TCE promove primeira coleta de sangue do ano nesta sexta-feira

Já passa de 40 o número de doadores cadastrados pela Supervisão de Qualidade de Vida do TCE (Suvid) para participar da coleta de sangue que se realiza no próximo dia 21, a primeira realizada neste ano pelo Tribunal. A expectativa é de que esse número cresça mais ainda, diante da situação crítica em que se encontram os bancos de sangue em todo o país, por conta da pandemia do novo coronavirus.

Nesse sentido, a Suvid, juntamente com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão - Hemomar, está adotando todos os protocolos recomendados para esse tipo de atividade, de forma a garantir que todos possam exercer esse gesto solidário com toda segurança. Além do distanciamento social, foi adotada a divisão dos inscritos em horários diferentes de coleta: 08h30 às 10:00, 10h00 às 11h30 e das 11h30 às 13h00. O local é a sala da Suvid, no prédio anexo do TCE.

Podem participar servidores, dependentes e familiares de servidores. Para doar, basta estar saudável, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, ter dormido bem nas últimas 24h levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos também pode doar desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal que possa assinar um documento de autorização.

Além de fazer parte da cultura organizacional do TCE, a coleta do próximo dia 21 atende a uma estratégia do Hemomar na tentativa de regularizar seu estoque, que são de 300 bolsas diárias. Desde março, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), que gerencia o Hemomar, vem intensificando o contato com as secretarias e autarquias do Governo do Estado para convidar servidores para realizar doação de sangue voluntária.

Para a direção da Suvid, que planeja realizar mais duas coletas ainda este ano, o momento é de juntar forças para, enquanto instituição pública, fortalecer essa corrente solidária, ajudando a salvar vidas em um dos momentos mais delicados da vida do país. “Estamos certos de que nossa contribuição nessa campanha será bem expressiva”, afirma a gestora da Suvid, Venina Vale.


© 2021 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC