Sistemas

Image
Siger
O Sistema de Informações para o Controle (Sinc) é destinado ao recebimento de informações sobre a gestão orçamentária, financeira e patrimonial dos órgãos e entidades públicos sujeitos à fiscalização pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), com exceção dos estaduais, cujo recebimento ocorre por acesso direto ao banco de dados do Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal do Estado do Maranhão (Sigef).
Os dados devem gerados pelo Sistema Integrado de Administração Financeira e Controle (Siafic) e enviados ao TCE/MA em até trinta dias após o encerramento de cada bimestre civil.
Os Prefeitos Municipais e os Presidentes das Câmaras de Vereadores são os responsáveis pelo cumprimento regular desta obrigação perante o TCE/MA.
A operacionalização do Sinc ocorre pelo Chefe de Poder municipal, pelo responsável técnico (contador público) da Prefeitura ou da Câmara Municipal ou por terceiros devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal.
Regulamentação: Instrução Normativa TCE/MA nº 64, de 2 de dezembro de 2020
Passo a passo
Image
Siger
O Sistema de Informações Gerenciais e de Responsáveis (Siger) é destinado ao cadastro de unidades orçamentárias sujeitas à fiscalização pelo Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), e respectivos responsáveis.
Até o dia trinta de janeiro de cada ano, os Chefes de Poder e/ou os titulares de órgãos e entidades da Administração Pública direta e indireta do Estado e dos Municípios do Maranhão devem prestar informações sobre à estrutura orgânica e de gestão das instituições que representam.
E, em até sessenta dias após a posse, os responsáveis por cada unidade orçamentária devem providenciar cadastro pessoal junto ao TCE/MA. É imprescindível que a estrutura orgânica e de gestão esteja informada ao TCE/MA para que os respectivos responsáveis possam realizar cadastro pessoal, estabelecendo vínculo entre as unidades que atuam.
Passo a passo
Image
Sacop
O Sistema de Acompanhamento de Contratações Públicas (Sacop) é destinado ao recebimento de informações e documentos eletrônicos referentes à realização de procedimentos licitatórios e contratações públicas por órgãos e entidades públicas, estaduais ou municipais, inclusive consórcios públicos intermunicipais, ressalvadas as contratações temporárias de excepcional interesse público, as operações de crédito por antecipação da receita orçamentária e as contratações para fornecimento de água, esgoto e energia elétrica.
Os titulares dos órgãos e entidades públicas são os responsáveis pelo cumprimento regular desta obrigação perante o Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA). A operacionalização do Sacop pode ocorrer por terceiros, devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal.
  • Para informar licitação ou procedimento auxiliar fechado: até o quinto dia útil imediatamente anterior à data de início do respectivo procedimento.
  • Para enviar documentos eletrônicos de procedimentos licitatórios e auxiliares fechados: até o quinto dia útil imediatamente posterior ao encerramento do procedimento.
  • Para enviar documentos eletrônicos de contratações públicas: até o quinto dia útil imediatamente posterior à formalização do contrato.
Passo a passo
Image
Saap - Folha de Pagamento
O Módulo ‘Folha de Pagamento’ do Sistema de Atos de Pessoal (Saap) é destinado ao recebimento de informações detalhadas sobre a folha de pagamento de servidores ativos, inativos e pensionistas.
A operacionalização do ‘Saap - Folha de Pagamento’ ocorre pelo titular do órgão, fundo ou entidade pública gestora da folha de pagamento de ativos, inativos e pensionistas, ou por terceiros devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal.
Passo a passo
Image
Saap - Inatividade
O Módulo ‘Inatividade’ do Sistema de Atos de Pessoal (Saap) é destinado ao recebimento de informações e documentos sobre os atos de concessão de aposentadoria, pensão civil ou militar, transferência para a reserva remunerada e reforma emanados de unidades gestoras de regimes próprios de previdência social.
A operacionalização do ‘Saap - Inatividade’ ocorre pelo titular do órgão, fundo ou entidade pública gestora do regime próprio de previdência social ou por terceiros devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal.
Passo a passo
Image
Saap - Painel de vínculos

A ferramenta ‘Saap - Painel de vínculos’ permite aos usuários do ‘Saap - Folha de Pagamento’ visualizarem e apresentarem justificativas acerca de eventuais acúmulos de cargos públicos remunerados, identificados com indevidos por algoritmos de sistema de tecnologia da informação.

A operacionalização do ‘Saap - Painel de Vínculos’ ocorre pelo titular do órgão, fundo ou entidade pública gestora da folha de pagamento de ativos, inativos e pensionistas, ou por terceiros devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal.

Passo a passo
Image
IEG-E
O Sistema de Medição da Eficiência da Gestão Estadual (IEG-E) é destinado ao recebimento de informações estaduais para aferimento de indicadores na área de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos, governança em tecnologia da informação e desenvolvimento social-econômico.
A operacionalização do IEG-E ocorre pelo Secretário de Estado ou por terceiros devidamente credenciados por este e cadastrados no Tribunal, que devem anualmente responder aos quesitos e apresentar a documentação pertinente à validação do questionário em até sessenta dias após a abertura da sessão legislativa estadual.
Regulamentação do IEG-E:
Instrução Normativa TCE/MA nº 63, de 21 de outubro de 2020
Passo a passo
Image
IEG-M
O Sistema de Medição da Eficiência da Gestão Municipal (IEG-M) é destinado ao recebimento de informações municipais para aferimento de indicadores na área de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção dos cidadãos, governança em tecnologia da informação e desenvolvimento social-econômico.
A operacionalização do IEG-M ocorre pelo Prefeito Municipal ou por terceiros devidamente credenciados por este e cadastrados no Tribunal, que devem anualmente responder aos quesitos, e apresentar a documentação pertinente à validação do questionário, até o dia vinte e cinco de março.
Passo a passo
Image
e-Consulta
O Sistema de Consulta Eletrônica (e-Consulta) permite ao Governador do Estado, Presidente da Assembleia Legislativa, Presidente do Tribunal de Justiça, Prefeito Municipal, Presidente de Câmara Municipal, Procurador-Geral de Justiça, Procurador-Geral do Estado, Presidente de Comissão Parlamentar da Assembleia Legislativa ou de Câmara Municipal, aos Secretários de Estado e autoridades do Poder Executivo estadual de nível hierárquico equivalente formular, remota e eletronicamente, dúvida quanto à aplicação de dispositivos legais e regulamentares sobre matéria da competência do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA).
A indicação precisa do objeto e a pertinência da dúvida em relação ao órgão que a autoridade consulente representa são elementos preponderantes para o conhecimento e regular processamento da consulta.
Caso o objeto limite-se à dúvida já respondida pelo Tribunal, a Secretaria de Fiscalização (SEFIS) encaminhará cópia do ato decisório que contém a tese vigente e encaminhará os autos para o arquivo. Todavia, entendendo que a tese vigente deve ser reformada ou revogada, dará início à instrução processual que culminará com apreciação e deliberação pelo Pleno do TCE/MA.
As respostas às consultas – catalogadas, compiladas e disponibilizadas para consulta pública em formato de prejulgados – têm caráter normativo e constituem prejulgamento da tese, mas não do fato ou do caso concreto.
Orientações técnicas e informações sobre sistemas, processos, ações de controle, etc. não são objeto do processo de consulta e devem ser formuladas por outros canais de comunicação com o TCE/MA, a exemplo da Ouvidoria.
Passo a passo
Image
e-TCEspecial

O Sistema de Tomada de Contas Especial (e-TCEspecial) é destinado ao recebimento: de comunicações de tomada de contas especial instauradas por órgãos e entidades públicos estaduais e municipais, e; de processos para julgamento pelo TCE/MA.

O e-TCEspecial dispõe de um web service para integração com o Sistema Interno de Supremacia (Suprema50), de modo que: ao se abrir um processo de tomada de contas especial no Suprema50, uma comunicação é gerada e enviada ao TCE/MA, e; ao se encerrar um processo de tomada de contas especial no Suprema50, um arquivo das peças digitais consolidadas é gerado e enviado ao TCE/MA.

A comunicação de instauração de tomada de contas especial deve ocorrer em até cinco dias após o esgotamento das medidas administrativas para elisão do dano causado ao erário ou do prazo para adoção destas medidas, que é de até sessenta dias.

O encaminhamento do processo ao TCE/MA deve ocorrer em até quinze dias após a conclusão, quando o valor histórico do dano for superior a cem mil reais, ou junto com a prestação de contas anual, quando o valor histórico do dano for igual ou inferior a esta quantia.

A operacionalização do e-TCEspecial ocorre pelo titular do órgão ou entidade pública ou por terceiros devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal.

Regulamentação: Instrução Normativa TCE/MA nº 50, de 30 de agosto de 2017 e Decisão Normativa TCE/MA nº 38, de 21 de outubro de 2020.

Passo a passo
Image
e-PCA

O Sistema de Prestação de Contas Anual eletrônica (e-PCA) é destinado ao recebimento de informações e documentos eletrônicos que compõem os processos de prestação de contas anual de governo (Governador do Estado e Prefeitos Municipais) e dos administradores e demais responsáveis por órgãos, fundos e entidades públicas, estaduais e municipais.

A apresentação da prestação de contas anual deve ocorrer em até sessenta dias, contados de 2 de fevereiro de cada ano (data da abertura da sessão legislativa).

A operacionalização do e-PCA ocorre pelo titular, responsável técnico (contador público) do órgão, fundo ou entidade ou por terceiros devidamente credenciados pelo responsável e cadastrados no Tribunal, mas a apresentação (solicitação de autuação) da prestação de contas anual somente ocorre com o acesso do titular ou do procurador regularmente constituído constituído por este - procuração específica com certificado digital ou firma reconhecida em cartório.

Regulamentação para Prefeitos e gestores municipais: Instrução Normativa TCE/MA nº 52, de 25 de outubro de 2017

Regulamentação para Governador e gestores estaduais: Decisão Normativa TCE/MA nº 34, de 29 de abril de 2020 e Instrução Normativa TCE/MA nº 26, de 30 de novembro de 2011

Passo a passo
Acompanhamento das prestações de contas de 2020
© 2021 Tribunal de Contas do Estado do Maranhão. All Rights Reserved. Powered by Gerência de Tecnologia da Informação - GETEC